Tópicos em alta: polícia / CPI dos ônibus / bolsonaro

Confira a programação oficial do carnaval em Juiz de Fora

Bailinho do Museu Ferroviário, no dia 16, dá início à maratona da folia, que conta com mais de 50 eventos, entre blocos, bailes e rodas de samba, divulgados nesta quinta-feira (7) pela Funalfa

Por Tribuna

07/02/2019 às 19h08- Atualizada 07/02/2019 às 19h18

Banda Daki é tradição na folia juiz-forana (Foto: Marcelo Ribeiro)

Mais de 50 eventos irão animar o carnaval de Juiz de Fora entre os dias 16 de fevereiro e 5 de março. A Funalfa divulgou a programação dos 16 dias de folia com eventos organizados por foliões de mais de 20 bairros de todas as regiões da cidade.

A diretora de Cultura da Funalfa, Giovana Bellini, destaca a importância de manter viva a tradição do carnaval de rua e afirma que a expectativa é de que a folia ocorra em clima de paz. “Que os foliões ocupem as ruas, as praças e outros espaços para curtir a maior festa popular brasileira com responsabilidade, sem violência e sem assédio. Boas vibrações, gentileza, respeito às minorias e muita animação é o que todos desejam encontrar.”

Nesta edição, o Cadastro Obrigatório de Eventos Carnavalescos recebeu 63 inscrições. Uma comissão, com representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Juiz de Fora (secretarias de Governo, Atividades Urbanas, Segurança Urbana e Cidadania, Settra e Funalfa), analisou os pedidos e indeferiu 13 solicitações por questões de segurança pública e coincidência de datas, horários e trajetos de desfile. O Departamento de Cultura da Funalfa, na tentativa de viabilizar o maior número possível de atividades, segue negociando com os blocos não aprovados a possibilidade de alterações das propostas originais.

O conteúdo continua após o anúncio

Entre tradições e novidade

A abertura oficial acontece no sábado, 16 de fevereiro, animando a criançada com o Bailinho do Museu Ferroviário. Abre alas para os blocos mais tradicionais da cidade, como Domésticas de Luxo (23 de fevereiro, 13h, no Parque Halfeld), Parangolé Valvulado (24 de fevereiro, 13h, na Praça dos Três Poderes), Bloco do Batom (26 de fevereiro, 18h, no Parque Halfeld), Pintinho de Ouro (1º de março, 16h, Parque Halfeld), Bloco do Beco (1º de março, 18h30, no Parque Halfeld) e Banda Daki (2 de março, 10h, na Avenida Rio Branco).

LEIA MAIS: Seis programas gratuitos do pré-carnaval de JF que vale a pena conferir 

Neste ano, o rock vai dar samba. No sábado, 23 de fevereiro, no Jolly Rogers, o Bloco de Garagem traz em sua primeira edição os Originais do Rock para quem curte um som diferente dos tradicionais da festividade. Um dos produtores do evento, Sandro Massafera, conta que a ideia é concentrar os foliões que curtem o estilo em um mesmo lugar. “É o carna rock para quem quer fugir do carnaval. Vimos uma oportunidade para fortalecer a cena autoral da cidade usando a temática do rock’n’roll com um clima da festa.” Confira mais atrações nas páginas 22 e 23, na seção Roteiros JF.

programação-carnaval-2019 programação-carnaval-2019-1 programação-carnaval-2019-2 programação-carnaval-2019-3 programação-carnaval-2019-4 programação-carnaval-2019-5 programação-carnaval-2019-6 programação-carnaval-2019-7
<
>

Devido à atual crise financeira do município, a Prefeitura não fez investimentos nos blocos, assumindo o papel de ordenação pública, promovendo fechamento de ruas, desvios de trânsito, controle dos horários de início e término de cada evento, além disponibilizar banheiros químicos. Coube à Polícia Militar organizar um esquema especial para segurança pública, com apoio da Guarda Municipal. O Corpo de Bombeiros também está mobilizado para prestar os atendimentos necessários.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia