Carnaval cultural e blocos tradicionais: o que fazer nas cidades históricas de Minas em 2026

Com programações se iniciando no dia 6, municípios como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina contam com atrações variadas e blocos históricos


Por Beatriz Bath*

05/02/2026 às 14h50

carnaval cidades históricas
Minas continua se tornando um dos principais destionos carnavalescos do país (Foto: Reprodução)

Com o passar dos anos, Minas Gerais tem se tornado referência nacional no carnaval ao reunir blocos, festas de rua, shows e celebrações que atraem pessoas de todo o país. Unindo programação variada e o charme histórico, o estado consegue atrair todos os públicos, desde aqueles que preferem a folia em uma avenida lotada até aqueles que buscam uma programação mais tranquila.

A programação está presente em cerca de 450 municípios mineiros e tem a expectativa de receber 14,9 milhões de pessoas em todo o estado, segundo dados divulgados pela Agência Minas. O carnaval se reafirma como um dos principais motores da economia criativa e do turismo em Minas Gerais.

De acordo com a secretária de Estado Adjunta de Comunicação Social de Minas Gerais (Secom), Cássia Ximenes, em declaração à imprensa, o esforço da pasta é fazer do carnaval no estado o melhor do Brasil. “Aqui é o Carnaval da Liberdade, para cada um fazer o que quiser, seja brincar, se divertir ou aproveitar a tranquilidade e o descanso.” O impacto econômico esperado é de cerca de R$ 5 bilhões neste período.

Levando em conta a diversidade da programação em Minas Gerais, a Tribuna reuniu parte da programação de seis destinos possíveis dentro do estado para quem quer aproveitar a folia mineira.

Confira alguns destinos históricos mineiros para visitar durante o carnaval

Diamantina: a casa de Chica da Silva

A cidade é patrimônio mundial e famosa por suas atrações históricas e naturais, reunindo igrejas e basílicas, o Museu de Diamantina e a Casa de Chica da Silva, mulher escravizada e alforriada que é parte importante da cidade. O município também oferece paisagens bucólicas em locais como a Vila do Biribiri e o Parque Estadual do Biribiri.

Diamantina promete mais uma grande edição para o carnaval de 2026, entre os dias 10 e 17 de fevereiro. Junto com os tradicionais blocos como Sapo Seco, Balão Mágico e Zé do Caixão, o Centro Histórico terá atrações como Diego & Victor Hugo, Samuel Rosa, Bartucada, Tuca Fernandes e Bat Caverna, com expectativa de público de 40 mil pessoas por dia.

carnaval cidades históricas
Charme histórico se mistura à folia em Diamantina (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Diamantina)

Ouro Preto: festejo surreal

Também considerada patrimônio mundial da humanidade, a cidade reúne arquitetura, turismo histórico, culinária e uma vida cultural ativa. Ouro Preto concentra também uma quantidade enorme de obras do Barroco brasileiro em suas igrejas, sendo um passeio à parte.

Este ano, a folia em Ouro Preto conta com a homenagem a Sinhá Olímpia, personagem marcante na história da cidade e cultura popular. Entre as atrações, estão DJs, blocos tradicionais – Funerária, Conspirados, Gatas e Gatões e outros -, com destaque para o Zé Pereira dos Lacaios, um dos blocos de carnaval mais antigos do país ainda em atividade.

Na programação, que vai do dia 13 ao dia 17 de fevereiro, em meio a pontos turísticos e históricos, o folião pode aproveitar ritmos como samba, pagode, axé e hip hop, no chamado “Carnaval Surreal de Ouro Preto”.

São João del-Rei: 300 anos de história

carnaval cidades históricas
‘São João del-Rei irá reviver o carnaval de antigamente’ (Foto: Divulgação/ Prefeitura de São João del-Rei)

Um dos carnavais mais procurados pelos mineiros, com mais de 30 blocos, a programação de carnaval da cidade histórica – que vai do dia 13 a 17 de fevereiro – também conta com desfiles de escolas de samba e shows gratuitos. De acordo com a prefeitura do município, “São João del-Rei irá reviver o carnaval de antigamente”.

Entre os destaques, estão os blocos Pirulito e Esquadrão de Aço, junto com Neguinho da Beija Flor, que se apresenta na sexta-feira (13), às 23h e Samba Reggae Olodum das Gerais no sábado às 22h30.

Ainda no sábado, a tradição ganha a avenida com o Desfile de Escolas de Samba (21h), seguido por João Miguel (22h30). No domingo (15), o destaque vai para referências afetivas e programação para famílias, com Carnaval de Antigamente, 13h30; matinê infantil às 14h e blocos como Banda Mole, 14h, e Bambu, 15h, além de atrações musicais na parte da noite.

Na segunda-feira (16), a cidade segue com blocos a partir do meio-dia, como Curimbada e Vamos a La Playa e aposta em uma programação noturna, shows culturais e desfile de blocos. Já na terça-feira (17) fecha o feriado com mais blocos a partir das 13h e shows como Tem tudo Haver (17h30) e Mega Zonne (20h30), encerrando a programação em clima de festa.

São João del-Rei também oferece várias atrações e pontos turísticos ligados ao período colonial, sendo uma das mais populares o passeio de Maria Fumaça que conecta a cidade à Tiradentes. O município, fundado em 1713, também abriga obras de Aleijadinho, que assina a igreja de São Francisco de Assis e outras construções do período.

Tiradentes: cultura também é folia

carnaval cidades históricas
Tiradentes conta com programação de carnaval para todas as idades (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Tiradentes)

Cidade destaque em eventos culturais no estado de Minas, Tiradentes acaba de completar 308 anos em janeiro, mas a festa continua no Carnaval Cultural. Localizada na Serra de São José, a cidade também possui uma extensa variedade de opções gastronômicas – não é por acaso que a cidade sedia um festival de gastronomia. Além disso, reúne artesanato e turismo histórico em uma combinação que atrai milhares de turistas todos os anos.

Entre os dias 12 e 17 de fevereiro, o município promete receber e animar foliões de todas as idades, com shows de Bartucada, Dudu Nobre e Demônios da Garoa, junto com os blocos tradicionais – Bloco Fantasia, Folia Kids, Bloco das Charreteiras e Bloco das Domésticas estão entre os confirmados para agitar o centro histórico.

A programação completa pode ser consultada pelo Instagram da Secretaria de Turismo da cidade.

Mariana: carnaval colonial

Palco de um dos mais tradicionais carnavais do país, que remetem ao período colonial, a cidade promete manter a energia em 2026, com blocos tradicionais, bailes em casarões antigos e uma atmosfera histórica única. A programação, que vai de 12 a 17 de fevereiro, recebe Yasmin Melo, desfile do Zé Pereira da Chácara com a Charanga Oi’ Tô Tonto, Doce Trapaça, Bruno Martins e Banda, Sabor do Samba e muitos outros.

carnaval cidades históricas
Mariana possui foliões em suas ruas desde o período colonial brasileiro (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Mariana)

Mariana também possui opções de ecoturismo como cachoeiras, grutas e picos. Além disso, também é possível chegar à cidade de trem, com possibilidade de uma vista panorâmica. O ponto forte de Mariana são as igrejas do período colonial, repletas de detalhes arquitetônicos e iconografia católica.

Para mais informações da programação, o público pode consultar o instagram Visit Mariana.

Sabará: a cidade dos festivais

carnaval cidade histórica
Cidade pequena, folia grande (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Sabará)

Primeiro povoado colonial de Minas e localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, Sabará reúne charme e ecoturismo, com festivais como o Festival da Banana, do Ora-pro-nobis e o da Jabuticaba. Com opções variadas de hospedagem, a programação do carnaval de Sabará promete receber o folião com hospitalidade e alegria.

Entre os principais blocos estão o Liberais do Samba, Bloco Melhor da Idade, Zorocarmo e Bloco Caricato Sapatão, em que um grande sapato desfila pelas ruas da cidade histórica. Durante o período de carnaval, que vai de 13 a 17 de fevereiro, também ocorrem eventos variados, como uma oficina de bordado. Para mais informações, o folião pode consultar as redes sociais da prefeitura da cidade.

*Estagiária sob a supervisão da editora Cecília Itaborahy

Tópicos: carnaval 2026

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.