Blocos carnavalescos animam o fim de semana em Juiz de Fora

Programação na cidade começou cedo e se estende até este domingo em várias regiões do município


Por Cecília Itaborahy

04/02/2023 às 14h38

Folia dos blocos em JF by Cecilia Itaborahy e1675532109715
BR-440 recebeu dois blocos neste sábado. O primeiro, durante a manhã, levou crianças para o “Meleka de Jacaré” (Foto: Cecilia Itaborahy)

A folia começou, oficialmente, em Juiz de Fora neste sábado (4). Já durante a manhã, os locais onde vão acontecer os blocos estavam cheio de pessoas de todas as idades que, apesar do calor, decidiram aproveitar o período pré-carnavalesco.

A manhã, na BR-440, próximo à Represa São Pedro, foi de festa para as crianças que curtiram o bloco Meleka de Jacaré fantasiadas. É a primeira vez que um evento foi realizado naquele lugar.

Por volta do meio-dia, outros foliões já estavam chegando ao espaço, ao som do DJ Marcelo Castro, que fazia a concentração para o Bloco do Muvuka. O desfile do grupo, que reúne quase 100 tambores, teve início por volta das  14h30. Já às 16h, o DJ Dan Brandão comanda a festa, que será encerrada às 16h30 com o bloco Xóta Éfe.

Festa no Jardim Glória

2Folia dos blocos em JF by Cecilia Itaborahy e1675532147225
No Jardim Glória foi a vez do “Concentra, Mas não Sai”, que esta semana recebeu o título de patrimônio imaterial de Juiz de Fora (Foto: Cecilia Itaborahy)

Por volta das 13h, a Praça Armando Toschi Ministrinho, no Jardim Glória, já estava movimentada para a concentração do bloco Concentra, Mas Não Sai. Neste ano, o bloco, em sua 27ª edição, acontece com ainda mais motivos para comemorar: a prefeita Margarida Salomão sancionou, na última semana, o projeto aprovado pela Câmara que declara o bloco como patrimônio imaterial de Juiz de Fora. Os homenageados deste ano são os sambistas Armando Fernandes Aguiar, conhecido como Mamão, e Carlos Fernando Cunha.

Outros blocos também estavam previstos para este sábado. No Moinho Zona Norte acontece o ensaio aberto do tradicional bloco Parangolé Valvulado, a partir das 14h. No mesmo horário, no Museu Ferroviário, acontece o Súbita: bloco que mistura carnaval com música eletrônica. Já no Bairro Benfica, Zona Norte, tem o esquenta da Escola de Samba Rivais da Primavera, em frente à sua sede. E, às 16h, os professores serão os homenageados do Bloco dos Mestres, na Escola de Samba Real Grandeza.

Carnaval domingo em Juiz de Fora

O domingo também vai ser de folia. A partir das 10h, Charmosas do Tamborim e o Bloco dos Bancários se concentram na Praça da Estação, com participação do grupo de maracatu Trovão da Roza.

Já o tradicional Bloco da Imprensa vai se concentrar, a partir do meio-dia, em frente ao Caminho da Roça. E, para fechar o dia, as Guerreiras de Clara fazem o bloco Fuzuê, às 14h, no Parque Halfeld.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.