MAMM se destaca pela terceira vez consecutiva como o museu brasileiro mais influente
Eleito o museu brasileiro mais influente, o MAMM ocupa a 28ª posição no ranking mundial

A MuseumWeek, evento global que celebra anualmente museus e instituições culturais nas redes sociais, realizou mais uma edição em 2025. Nela, o Museu de Artes Murilo Mendes (MAMM) foi considerado o museu brasileiro mais influente. Por meio da plataforma Talkwaker, que analisa o engajamento digital dos participantes durante o mês de junho, o espaço cultural juiz-forano ocupou a 28ª colocação no ranking mundial, subindo 16 posições em relação a 2024.
Para o ranqueamento foi utilizada uma metodologia específica, conforme a direção da MuseumWeek. Inicialmente, os museus foram ordenados com base em seu engajamento digital total e, depois, os números foram convertidos em uma escala, para que fosse possível realizar comparações entre as instituições.
O conteúdo do MAMM que gerou maior engajamento nas redes sociais foi o vídeo da pesquisadora e professora Glòria José, da Universidade de Lérida, localizada na Espanha. No material, ela compartilha suas primeiras impressões ao visitar o espaço durante o 9º Colóquio Arte em Trânsito, realizado em julho. Ela também destaca o papel simbólico do Cometa Halley na vida de Murilo Mendes, abordado na obra “Leonino Leão”.
“É com imenso orgulho que celebramos mais uma conquista marcante. Este reconhecimento, de alcance global, reafirma o compromisso da UFJF com o acesso democrático à cultura e aos bens musealizados do Mamm”, relata o superintendente do museu, Aloisio Castro. Ele destaca que o marco coincide com a celebração de 20 anos de fundação do museu. “São duas décadas de dedicação, crescimento e transformação, sempre pautadas pelo diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, a valorização da produção artística e o incentivo à reflexão crítica em torno da vida e obra do poeta universal Murilo Mendes.”
Sobre a Museum Week 2025
A MuseumWeek 2025 ocorreu entre os dias 2 e 8 de junho. Com duração de uma semana, o evento define uma hashtag para cada um dos dias de atividade. A edição desse ano incluiu: “IA e Museus”, “Movimento”, “Jogos”, “Acessibilidade”, “Convivência”, “Visite Museus” e “Oceanos”.
O superintendente do Mamm destaca que ações como a MuseumWeek são oportunidades para que os museus promovam uma maior aproximação entre seus acervos e a sociedade. “Ao ocuparmos também o ambiente digital com conteúdos como estes, contribuímos para a democratização do conhecimento e ampliamos o alcance dos nossos acervos e ações. É uma reafirmação do compromisso dos museus universitários em promover uma mediação entre pesquisa, cultura e sociedade.”
O Mamm é vinculado a Pró-reitoria de Cultura da UFJF e participa da MuseumWeek desde 2019. Todos os conteúdos publicados durante os eventos podem ser conferidos no Instagram e Facebook do museu.
*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli