Atitude e inclusão
É triste ver como nossa sociedade está cada vez mais cheia de julgamentos e “verdades”. Talvez por isso, eu tenha achado tão interessante participar de uma reportagem sobre as dificuldades e desafios enfrentados por mulheres que usam um manequim tamanho plus size. A pauta abordou um dos aspectos (na minha opinião) pouco explorados da moda, a inclusão
Já me perguntaram, várias vezes, qual o tipo de matéria que mais gosto de fotografar. A resposta nunca é simples, pois são tantas pautas e assuntos de interesse diferentes que fica difícil escolher um. Contudo, de uma coisa eu tenho certeza, a moda não é nem de longe uma das primeiras opções. Então, por que, entre tantos assuntos, relembrar algo sobre isso?
É triste ver como nossa sociedade está cada vez mais cheia de julgamentos e “verdades”. Talvez por isso, eu tenha achado tão interessante participar de uma reportagem sobre as dificuldades e os desafios enfrentados por mulheres que usam um manequim tamanho plus size. A pauta abordou um dos aspectos (na minha opinião) pouco explorados da moda, a inclusão.
Fotografei uma das personagens no Calçadão da Halfeld. A sessão deve ter durado menos de meia hora; tempo mais do que suficiente para que a tatuadora Jéssie Syon, com seu estilo e suas tatuagens, recebesse muitos olhares, nem todos de aprovação.
Confesso que o começo do ensaio foi desafiador, talvez porque eu estivesse tentando enxergá-la por meio de padrões predefinidos, que não tinham nada a ver com ela, forjados pelo que se costuma ver sobre moda.
Felizmente, não demorei muito para abandonar tudo aquilo e passei a buscar captar com minhas lentes toda aquela atitude, que fazia dela uma modelo diferente de todas as outras que fotografei. O trabalho ganhou outra perspectiva, me lembrando que as pessoas são muito mais do que padrões ou velhos paradigmas.