Moradora revitaliza rotatórias na Zona Norte

Há cerca de duas semanas, Cleusa Rezende de Oliveira se empenha em revitalizar o espaço na altura do número 418 da Rua Ivan Batista de Oliveira, em trabalho que durou sete dias e culminou em um novo visual para a entrada do bairro


Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão do editor Eduardo Valente

30/07/2020 às 07h00- Atualizada 30/07/2020 às 07h49

Dona Cleuza jardinagem fernando priamo 7
A moradora Cleusa Rezende de Oliveira arregaçou as mangas e garantiu novo visual para a entrada do Bairro MIlho Branco (Foto: Fernando Priamo)

A rotatória do Bairro Milho Branco, na Zona Norte, está de cara nova após iniciativa voluntária de uma moradora. Há cerca de duas semanas, Cleusa Rezende de Oliveira se empenha em revitalizar o espaço na altura do número 418 da Rua Ivan Batista de Oliveira, em trabalho que durou sete dias, terminou no último domingo (26) e culminou em um novo visual para a entrada do bairro. Além de satisfação própria, a ação ganhou a simpatia da comunidade.

A moradora é rosto conhecido na região pelos serviços que presta no bairro. Inquieta, Cleusa faz limpeza em pontos de convívio comum, como em pontos de ônibus e em canteiros. “Eu varro tudo, vou no ponto do ônibus para limpar também. E isso parte da minha cabeça mesmo”, conta.

A rotatória do Bairro Milho Branco recebe a atenção da moradora há cerca de cinco anos, desde que começou a fazer a limpeza no local. Há cerca de dez dias, no entanto, surgiu a ideia de revitalizar o local, e, por iniciativa própria, ela fez o trabalho de pintura, reaproveitamento dos pneus e plantio de samambaias. “Eu fiz o trabalho em uma semana, de domingo a domingo. É demorado, porque é muito pneu e eu tive que carregar muita terra para colocar. Eu carreguei a terra do barranco, enchi os pneus e replantei”, explica Cleusa.

Dona-Cleuza---jardinagem---fernando-priamo-(3) Dona-Cleuza---jardinagem---fernando-priamo-(25) Dona-Cleuza---jardinagem---fernando-priamo-(24) Dona-Cleuza---jardinagem---fernando-priamo-(14) Dona-Cleuza---jardinagem---fernando-priamo-(26)
<
>
Foto: Fernando Priamo

Foram mais de cem pneus carregados ao longo de sete dias, além dos detalhes carinhosamente ajustados no local, como a pintura cuidadosa do espaço. Quem passou pela rotatória manifestou aprovação e houve até quem ajudasse doando material. “Tem umas senhoras que viram meu trabalho e começaram a trazer mudas de flores para mim. Às vezes, alguém traz água também ou eu pego com os vizinhos”, celebra.

Após o serviço encerrado na rotatória, e ainda com energia para colaborar com a vizinhança, agora é outro espaço que recebe a atenção da moradora. Na altura do número 38 da mesma rua, a rotatória próxima do Bairro Fontesville, também na Zona Norte, recebe mais vida com o toque de senso de bem comum da voluntária. “(A rotatória) é a entrada do bairro e, além de tudo, a gente recicla os pneus e evita que eles fiquem soltos por aí, enchendo de água e sujeira, criando dengue”, completa.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.