Semana começa com tempo estável

Os dois últimos dias de janeiro devem ser parecidos com o que se viu na última semana, com tempo quente e pouco registro de chuva em Juiz de Fora. Conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar seco permanece na região até, pelo menos, quinta-feira (2). A estimativa é de que até lá as temperaturas máximas variem entre 27 e 29 graus na cidade. Ontem, os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, marcaram 27,7 graus.
A tendência, ainda segundo o instituto de meteorologia, é de que as condições meteorológicas sofram mudanças entre quinta e sexta-feira, quando uma frente fria deve deixar o céu com mais nuvens, aumentando assim as chances de chuva na região.
Chuva abaixo da média histórica
Faltando menos de 48 horas para o encerramento do mês, janeiro deve terminar com concentração de chuva abaixo da média histórica. A previsão do Inmet era de 299,8 milímetros para todo o período. Pluviômetros do instituto, no entanto, registraram apenas 185,4 milímetros, o que representa 61,84% do esperado. A fim de comparação, em janeiro do ano passado, o acumulado foi o dobro, com 375,8 milímetros. Em dezembro, o acumulado foi de 334,7, número 2,3% superior à media histórica.