Juiz de Fora ganha painel de lambe-lambe de 120 metros quadrados
Intervenção em lambe-lambe de Jéssica Felippino será instalada no Vitorino Braga e aborda transformação, memória e liberdade
Juiz de Fora vai ganhar, na próxima segunda-feira (5), um painel em lambe-lambe de 120 metros quadrados no Bairro Vitorino Braga. A intervenção, assinada pela artista visual Jéssica Felippino, terá 10 metros por 12 metros e será instalada em um muro na Avenida Brasil, 2.608.

Produzida a partir de uma colagem da própria artista, a obra aborda temas como o feminino, a transformação e a liberdade. Segundo o projeto, as dimensões colocam o painel entre os maiores trabalhos realizados nesse formato em Juiz de Fora.
A iniciativa foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo de Minas Gerais em 2024 e, desde então, passa por etapas de desenvolvimento até chegar à instalação. A proposta é inserir a produção artística no cotidiano da cidade, fora de galerias e espaços culturais tradicionais, estabelecendo uma relação direta com quem circula pela região.
Borboletas são elemento central da obra
As borboletas ocupam espaço central na composição e são um elemento recorrente na produção de Jéssica Felippino. A artista trabalha a partir da ideia de “panapaná”, termo usado para designar um coletivo de borboletas.
O elemento está relacionado à pesquisa poética desenvolvida por Jéssica em torno da memória, dos processos de transformação e da possibilidade de mudança.

Artista visual e colagista, Jéssica desenvolve há oito anos trabalhos que transitam entre a colagem e a arte urbana. Sua produção aborda questões relacionadas à identidade, à memória e às diferentes formas de perceber o tempo e o espaço.
Entre os trabalhos já realizados pela artista estão murais autorais em lambe-lambe, como um painel produzido para o Mês das Mulheres, em 2023, além de obras apresentadas em eventos. Jéssica também criou capas de CD e de curtas-metragens e atua em outras linguagens artísticas.
No Parque da Lajinha, em Juiz de Fora, ela instalou a obra Panapaná Insólita Beleza, relacionada à pesquisa sobre as borboletas. A artista também participa de O Pequeno Museu dos Extraordinários Erros, projeto com exposição itinerante pela cidade, e assinou o projeto gráfico do livro “Entre traços de memória”, do artista Petrillo, lançado em setembro de 2026.
O projeto do novo painel é produzido por Pedro Carcereri e pela produtora cultural Old Man Artes.
Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe









