Sexta-feira de Black Friday terá chuva em Juiz de Fora

Inmet emitiu alerta de grande volumes de precipitações, granizo e ventos fortes para a Zona da Mata


Por Vívia Lima

28/11/2019 às 20h21- Atualizada 28/11/2019 às 20h23

A combinação entre sistema frontal no litoral da Região Sudeste com o canal de umidade da Amazônia para o Brasil Central e Sudeste provoca áreas de instabilidade em Juiz de Fora nesta sexta-feira (29). Como já era previsto, pancadas de chuva atingiram a cidade durante a tarde e a noite desta quinta-feira (28). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em sete horas, foram registrados 28,4 milímetros de precipitações no Campus da UFJF, local onde estão instalados os pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia. Entre 17h e 18h, horário do dia que mais choveu, houve acumulado de 8,4 milímetros. A grande disponibilidade de umidade alimenta áreas de instabilidade mantendo condições para grande volume de precipitações em praticamente todo o Estado.

Ainda conforme o Inmet, tal situação deve persistir no decorrer do fim de semana. Um alerta meteorológico emitido pelo instituto, no fim da tarde desta quinta, apontava condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuvas intensas (entre 30 e 60 milímetros/h ou entre 50 a 100 milímetros/dia), acompanhadas de granizo e descargas atmosféricas, além de rajadas de vento acima de 40km/h na Zona da Mata, até às 9h desta sexta.

Termômetros caem

Além da chuva, outra observação meteorológica observada nos próximos dois dias será a queda das temperaturas. Depois da máxima de 27 graus verificada nesta quinta na cidade, e de mínima de 17,5, a variação nesta sexta ficará entre os 17 e os 23 graus.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.