Vacinação contra gripe atinge menos de 60% do público e continua em JF
Imunização contra o vírus influenza foi liberada para toda a população; doses estão disponíveis nas UBSs
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe terminou na última sexta-feira (24), com apenas 58% do grupo prioritário imunizado. A expectativa da Secretaria de Saúde (SS) era que 234 mil pessoas recebessem a vacina em Juiz de Fora. Porém, só 135 mil pessoas foram aos postos. A partir da última segunda-feira (27), a campanha de imunização foi ampliada para todos os públicos, ou seja, todos acima de 6 meses que ainda não receberam o imunizante podem ir até os postos se vacinar. De acordo com a SS, a vacinação segue disponível enquanto houver estoque dos imunizantes.
A aplicação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h em todos os dias da semana, exceto às quintas-feiras, quando o horário de aplicação é das 8h às 10h30 e das 13h às 14h30. O Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), exclusivamente para a população da terceira idade, também aplica os imunizantes, das 8h às 14h, sem intervalo para almoço. O Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) vacina exclusivamente crianças e gestantes, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
A secretaria ainda ressalta que é importante que os grupos prioritários procurem os postos de vacinação. “A vacinação contra o vírus da gripe possibilita a prevenção e o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, informou em nota.
Imunização contra Covid-19
De acordo com a Secretaria de Saúde, o imunizante contra a Influenza pode ser recebido conjuntamente com as doses contra a Covid-19 e outras vacinas sem causar nenhum tipo de problema. A exceção são as crianças menores de 12 anos, que não podem tomar as doses contra a Covid e outras vacinas no mesmo momento. A vacina é a trivalente e oferece proteção contra os três principais vírus da gripe em circulação: H1N1, H3N2 e Influenza B.