Fiéis de Juiz Fora chegam a Aparecida após dez dias de caminhada

Grupo de romeiros, que partiu de Torreões na semana passada, concluiu os 300km do percurso nesta sexta-feira


Por Carolina Leonel

27/07/2018 às 19h42- Atualizada 28/07/2018 às 20h14

romeiros2
Fiéis chegaram em Aparecida por volta do meio-dia desta sexta-feira (Foto: Marco Aurélio Costa)

Após percorrerem cerca de 300 km em dez dias, os 102 juiz-foranos que saíram da cidade rumo à Aparecida, em São Paulo, no dia 18 de julho, finalmente chegaram ao destino final da 6ª Caminhada da Fé, na manhã desta sexta-feira (27).

“Esperança”, “agradecer” e “compartilhar” foram as palavras enfatizadas diversas vezes por Marco Aurélio Costa, um dos organizadores da Caminhada, que manteve contato com a redação da Tribuna durante todo o trajeto e enviou o material que compõe o Diário dos Romeiros, no site do jornal.

De acordo com ele, todos os fiéis conseguiram completar o trajeto sem contratempos. Ao chegarem em Aparecida, por volta de meio-dia desta sexta, todos os romeiros ficaram muito felizes, com a sensação de dever cumprido. “Ficamos todos muito realizados e felizes. Nosso objetivo é agradecer e demonstrar a fé. Fizemos isso e foi tudo lindo. Agora nós vamos voltar para Juiz de Fora correndo”, brincou Marco Aurélio, em entrevista.

Após o almoço, o grupo participou da missa na Catedral Basílica do Santuário de Aparecida, às 16h, e retornou ainda nesta sexta para Juiz de Fora. Segundo a organização, os romeiros se reúnem às 20h para, juntos, voltarem de ônibus. A previsão era de que chegassem à cidade durante a madrugada, por volta de 3h de sábado.

Trajetória

A sagrada aventura dos romeiros teve como rota, nestes dez dias, os municípios de Torreões (MG), Santa Bárbara do Monte Verde (MG), São Pedro de Itaguá, em Rio Preto (MG), Santa Isabel (SP), Ribeirão de São Joaquim (RJ), Vargem Grande (RJ), Itatiaia (RJ), Queluz (SP), Cachoeira Paulista (SP) e Aparecida (SP).

Na rotina da caminhada, os fiéis acordavam, geralmente, por volta das 4h e percorriam, em média, 30 quilômetros por dia. No decorrer das tardes desta última semana, o grupo se reunia para compartilhar “momentos de oração e alegria”.

A maioria dos locais para pernoite do grupo foi cedida gratuitamente, o que “aumenta ainda mais a gratidão”, segundo Marco Aurélio. O roteiro e a organização da caminhada são verificados duas vezes, primeiramente com três meses de antecedência e dois meses depois, quando falta apenas um mês para o início do trajeto.

A cada ano, mais participantes

A Caminhada da Fé Juiz de Fora/Aparecida surgiu em agosto de 2013 e foi inspirada em uma romaria na qual fiéis partem de Cambuquira, no Sul de Minas Gerais, e seguem a pé até o Santuário de Aparecida. Tal romaria existe desde 1933 e é considerada uma das mais tradicionais do país.

Em sua primeira edição, a caminhada reuniu 12 romeiros. Atualmente, com 102 participantes, a expectativa é que o número cresça a cada ano. Quem tiver interesse em participar deve entrar em contato com a organização, por meio da página do Facebook (Caminhada da Fé JF).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.