Placa cai sobre fiação elétrica na Halfeld

Fornecimento de energia precisou ser cortado
Atualizada às 17h40
Duzentos e noventa e sete edificações, residenciais e comerciais, ficaram sem energia elétrica nesta segunda-feira (27) durante duas horas e quarenta e seis minutos na região central. O fato ocorreu entre 11h31 e 14h17 devido a um incidente na Rua Halfeld, próximo ao Restaurante Popular. No local, uma placa de publicidade, com tamanho superior a um edifício de dois andares, caiu sobre a rede de alta tensão, provocando curto circuito. Segundo comerciantes da região, a estrutura de metal e plástico estava escorada no prédio desde o sábado. Com ventos fortes no fim da manhã, a placa teria se movimentado e caído, ficando pendurada nos fios.
É um absurdo que o proprietário tenha deixado esta estrutura escorada no prédio. Não tivesse caído sobre a fiação teria atingido um veículo ou até uma pessoa, contou o funcionário de um estacionamento da rua, Luiz Carlos Vicente Ferreira. José Maria Marques, que trabalha em um hotel na região, disse que a queda da estrutura foi acompanhada por um forte estrondo, assustando as pessoas que passavam no local. Alguns hóspedes já comentavam o risco da placa, mas só percebi a gravidade quando os ventos ficaram fortes. A Tribuna não conseguiu identificar quem seria o responsável pelo prédio.
Segundo a Cemig, o serviço foi interrompido automaticamente após a queda da estrutura. Isso ocorreu devido a um dispositivo de proteção da rede que, ao detectar curto circuito, corta a energia. Como os cabos atingidos faziam parte da distribuição do entorno, mais de uma rua na área ficou desabastecida. No entanto, a companhia não soube precisar quais foram as vias atingidas. O serviço foi normalizado após a equipe da Cemig conseguir colocar a estrutura em posição horizontal, deixando-a sobre a marquise.
De acordo com a assessoria de comunicação Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), fiscais de postura vão identificar o proprietário do imóvel e autuá-lo. Segundo a secretaria, o responsável receberá multa no valor de R$ 549,30, considerada infração média, já que ele é obrigado a manter a edificação em perfeita higiene e segurança.









