Acispes deve retomar atendimentos eletivos oftalmológicos a pacientes de JF
Há cerca de um mês os serviços foram interrompidos em razão do vencimento de contrato com a PJF; exames de imagem continuam sem previsão de retomada
A Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) divulgou, neste sábado (27), que os atendimentos eletivos a pacientes de Juiz de Fora devem ser retomados nos próximos dias. O serviço está suspenso desde o dia 26 de janeiro, após decisão da Prefeitura de Juiz de Fora. Desde esta data, não foram mais realizados exames de imagem e atendimentos eletivos no centro oftalmológico. No entanto, um mês depois, na tarde desta sexta-feira (26), o presidente Ormeu Rabello Filho assinou as minutas de contrato de prestação de serviços oftalmológicos e laboratoriais.
Conforme nota divulgada pela Acispes, os contratos de prestação de serviços oftalmológicos e laboratoriais devem estar em vigor nas próximas semanas, já que já foram encaminhados para validação da pasta, restando apenas a assinatura do Executivo municipal para que os serviços voltem a ser prestados aos pacientes de Juiz de Fora. Já em relação aos exames de imagem, ainda não há previsão de retomada, e a Acispes informou que aguarda posicionamento da Secretaria de Saúde.
“Somos uma instituição pública e parceira da Prefeitura de Juiz de Fora, vamos continuar sendo. Tenho certeza que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde, está fazendo de tudo para que os atendimentos sejam retomados o mais breve possível. Nunca suspendemos serviços de saúde para qualquer município, seja consorciado ou aqueles que somos prestadores de serviço. Somos uma instituição que tem por caráter a prestação de serviço público de saúde, 100% SUS, destacou Ormeu Rabello Filho, em nota.
Procurada pela Tribuna, a assessoria da Secretaria de Saúde da PJF afirmou que a Administração está atuando para a regularização da situação, uma vez que o convênio com a instituição venceu há dois anos, ainda na gestão passada. “Com a isso, a atual gestão identificou a necessidade de resolver a situação de prestações de serviços da Acispes e já está em fase final de contratação dos serviços de oftalmologia e de laboratório clínico. A expectativa é regularizar a situação até meados do mês de março.”
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a demanda que era suprimida pela Acispes está sendo direcionada aos demais prestadores da rede contratada. Os cidadãos que necessitarem desses serviços devem procurar as unidades básicas para encaminhamento e, se necessário, devem se dirigir à rede secundária contratada para atendimento ao SUS.