JF registra alta de quase 30 hospitalizações em dois dias e bate novo recorde
Número de internados nesta quarta, de 283, superou o ápice anterior de 257 pessoas hospitalizadas, registrado na última segunda
O boletim epidemiológico da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) atualizado nesta quarta-feira (25) confirmou a morte de mais três idosos vítimas da Covid-19. Além disso, foram registradas 283 internações em decorrência da doença até as 17h30, batendo o recorde registrado na última segunda-feira (23), quando 257 pacientes encontravam-se internados em hospitais da cidade. O dado reforça que o cenário epidemiológico é o mais grave em Juiz de Fora desde março, com a maior alta – cerca de 26 novas internações – contabilizada no período de apenas dois dias.
Dos novos óbitos confirmados nesta quarta, dois foram registrados na terça-feira (24): o de uma idosa de 87 anos, que possuía doença cardiovascular crônica, hipertensão arterial sistêmica e doença pulmonar obstrutiva crônica; e de outra mulher, de 73 anos, que tinha quadros de diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e fibrilação atrial crônica. Outra vítima da doença foi um idoso de 88 anos, com óbito registrado no dia 15 de novembro, que sofria de doença neurológica, cardiopatia e isquemia cerebral.
O levantamento também apontou que, no total, 8.870 casos de coronavírus já foram confirmados, sendo 56 em 24 horas, entre terça e esta quarta. Em relação às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram 402 novos registros em 24 horas. No total, Juiz de Fora já contabilizou 30.287 casos suspeitos.
Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
Quase cem pessoas em leitos de UTI
Há cerca de duas semanas, a cidade vem registrando recordes de hospitalização por Covid-19, ilustrando que a cidade vive o pior momento da pandemia com relação às internações. Após registrar 257 hospitalizações na última segunda, o número subiu para 283 nesta quarta – uma alta de 26 internados em dois dias.
Do total de pacientes internados em hospitais da cidade nesta quarta, 96 ocupavam leitos de cuidados intensivos e 187 estavam em leitos de enfermaria. Os dados foram levantados por meio do painel gerencial de dados da Covid-19 da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) às 18h.
Até o mesmo horário, a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 82,15%. Do total de 297 leitos disponíveis, 244 estavam ocupados, inclusive por pacientes com outras enfermidades que não a Covid-19. Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação era de 79,70%.
Em relação aos leitos de enfermaria, 67,63% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.696 equipamentos de enfermaria disponíveis em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 1.147 estavam ocupados na cidade, tanto por pacientes com Covid-19 como afetados por demais enfermidades.
Nesta segunda, o painel indicava que a média de isolamento social nos últimos sete dias era de 48,16%.
Tópicos: coronavírus