Irmãos terão prioridade para matrícula na mesma escola

Medida que prioriza matrícula de irmãos em uma mesma instituição de ensino em Juiz de Fora entra em vigor em 2024


Por Nayara Zanetti

25/10/2023 às 15h10

A lei que garante o direito de prioridade de matrícula para irmãos na mesma escola da rede municipal de educação de Juiz de Fora foi sancionada pela prefeita Margarida Salomão e publicada nesta quarta-feira (25) no Atos do Governo. O texto, de autoria do vereador Sargento Mello Casal, determina que a medida depende da existência, na instituição, de turmas nos níveis educacionais pretendidos pelos irmãos.

A proposta inclui os estudantes que possuam os mesmos representantes legais em razão de guarda, tutela ou processo de adoção em andamento. Para ter certeza que esse direito será assegurado, o Município deverá observar o cumprimento dos procedimentos e prazos estabelecidos para os processos de matrículas e de rematrículas.

“É assegurado aos irmãos a preferência de matrícula na unidade escolar mais próxima de sua residência. Parágrafo único. Caso a unidade escolar mais próxima de sua residência não disponha de turmas no mesmo nível educacional pretendido para os irmãos, fica-lhes assegurada a preferência de matrícula em unidades escolares com a menor distância possível entre elas”, discorre a norma.

Ainda de acordo com o texto, a lei entra em vigor em 2024.

LEIA MAIS: Congresso aprova a reformulação da Lei de Cotas

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.