Processo administrativo disciplinar irá apurar denúncia de assédio e agressão na UFJF
A Comissão de Sindicância constituída pela direção da Faculdade de Odontologia da UFJF para apurar a denúncia de assédio e agressão formalizada por uma estudante, de 23 anos, contra um professor, 61, já encaminhou seu relatório final para a Administração Superior da universidade.
Uma nova fase de apuração do caso começa a partir de agora, segundo a assessoria de comunicação da UFJF. Uma comissão será formada para dar início a um processo administrativo disciplinar, dando continuidade às investigações da primeira etapa, realizando, inclusive, a escuta do depoimento do docente, pois, como ele estava de licença, ainda não havia sido ouvido pela comissão. Não há um prazo para a conclusão desta fase de apuração.
A UFJF não detalhou o que já foi investigado até o momento, mas ressaltou que a aluna denunciante já concluiu o semestre letivo, a fim de se formar. Quanto ao professor envolvido, a universidade informou que terminou nesta quinta (25) o prazo de sua licença médica. O docente estava afastado das funções desde o dia 27 de junho, após sofrer um acidente. Conforme a assessoria, ainda não havia novo pedido de prorrogação da licença por parte do professor.
O caso
No dia 23 de junho, a estudante do último período do curso de Odontologia denunciou à direção da faculdade que teria sido trancada em uma sala reservada, onde o docente a teria agarrado pelos braços e a forçado contra a parede, ocasião na qual ele teria dito que a universitária era uma “reles acadêmica” e que ela “não teria lugar entre doutores”.
A estudante ainda teria sido ameaçada de ser reprovada no curso. A aluna também denunciou ter sido assediada pelo suspeito quando estava no quinto período e que tinha conhecimento de que o suspeito investia contra outras alunas. Segundo ela, a denúncia não foi feita anteriormente porque o professor dizia que ela não se formaria. A fase inicial do trabalho de apuração do caso começou no dia 27 de junho, quando a comissão de sindicância foi constituída pela direção da Faculdade de Odontologia.