PJF inicia Semana Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna

Evento visa conscientização dos direitos sobre gravidez e saúde das mulheres


Por Tribuna

25/05/2023 às 08h02

No dia 28 de maio é comemorado o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. A Prefeitura de Juiz de Fora, por meio do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna Infantil e Fetal, do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde (SS), promove a Semana Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna entre os dias de 25 e 31 de maio.

O intuito é alertar a sociedade acerca dos riscos de mortalidade materna e sensibilizar o tema do cuidado à saúde da mulher gestante. O evento, que abrange gestores, profissionais e estudantes da área de saúde, contará com duas mesas-redondas: “Prevenção da mortalidade materna em Juiz de Fora e a importância da parceria ensino e serviço” e “Abordagem e fluxo de encaminhamento de gestantes e puérperas atendidas por profissionais do Samu diante de algumas intercorrências obstétricas”.

O webinário “Panorama nacional e estadual da morte materna: abordagem numérica e além dos números” receberá a participação de especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), assim como integrantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Além disso, o encontro fará uma reunião técnica dos enfermeiros obstetras de Juiz de Fora e região, e oferecerá uma oficina sobre a importância da atenção primária e dos agentes comunitários na prevenção do óbito materno e infantil.

A programação completa está disponível no site da PJF.

O que é

A mortalidade materna é um grave problema de saúde pública, e está atrelada também à mortalidade infantil. As taxas crescentes alarmam para a qualidade da assistência à mulher no período de gravidez. Sua redução, portanto, implica o envolvimento ativo de instituições e de toda a sociedade, elaborando ações e estratégias plurais de atenção e cuidado à saúde. A programação completa do evento você encontra no site da Tribuna.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.