Covid-19: JF alcança com a 1ª dose todo o público elegível para vacinação
Prefeitura presta homenagem ao Sport Club, que comemora nesta sexta-feira 105 anos; local encerra atividades como posto de vacinação
Iniciada em 20 de janeiro em Juiz de Fora, a Campanha de Imunização Contra a Covid-19 alcançou todo o público elegível para a vacinação com a primeira dose. Nesta sexta-feira (24), o Município aplicou a dose inicial a adolescentes com 12 anos e, portanto, atingiu o público-alvo estipulado pelo Plano Nacional de Imunização apto a receber a vacina até o momento. Para marcar a data, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nesta tarde um ato simbólico no Sport Club Juiz de Fora, que comemora nesta sexta 105 anos. Na ocasião, a prefeita Margarida Salomão fez uma agradecimento pela cessão do espaço para a vacinação durante a pandemia, além de homenagear os trabalhadores envolvidos na logística de imunização. “Hoje encerramos com festa. Conseguimos um grande avanço. O Sport, que já é parte da história de Juiz de Fora pelo seu brilhantismo no esporte e na vida da população, agora marcou com chave de ouro a sua presença na cidade, lutando pela vida”, reconheceu.
LEIA MAIS: Juiz-foranos voltam a receber 2ª dose da AstraZeneca na próxima semana
A secretária de Saúde da PJF, Ana Pimentel, destacou o avanço da vacinação na cidade e também na região, que é uma das que mais imunizou a população em Minas Gerais. “A vacina se tornou nosso ponto de encontro, a celebração da vida. Concluindo hoje a imunização daqueles acima de 12 anos, quero agradecer a todos que trabalharam aqui e possibilitaram que as mais de 200 mil pessoas aqui pudessem continuar suas vidas. É um momento histórico”, destacou frisando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o país.
Mais de 200 mil doses aplicadas no Sport
Durante os seis meses em que figurou como ponto de vacinação na cidade, foram aplicadas 202.746 mil doses de vacina contra a Covid-19 no local. A última delas, para marcar a ocasião, foi aplicada na estudante Isadora Junqueira Masse, 12 anos, durante a solenidade. A partir de agora, o Sport encerra sua participação como ponto de vacinação no município. “Quero agradecer ao Sport, uma entidade tão relevante e que contribuiu de uma forma generosa para que mais de 200 mil doses fossem aplicadas”, declarou a prefeita.
De acordo com a PJF, mais de 350 profissionais e voluntários trabalharam diretamente ao longo destes seis meses de funcionamento do Sport como ponto de imunização. Ainda conforme a Administração municipal, foram cerca de 120 profissionais da saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes da área, incluindo 40 enfermeiros voluntários que atuaram na vacinação. Contou-se com 90 agentes da Guarda Municipal, 65 pessoas que trabalham no setor de zoonoses, 42 voluntários da sociedade civil e 46 servidores de diversas outras áreas da Prefeitura ajudaram na organização, segurança e triagem.
O presidente do Sport, João Pereira de Almeida Filho, o Dudinha, destacou a importância do momento para a história do clube. “Isso é um marco na história do Sport Club Juiz de Fora. Hoje o clube pode dizer que foi solidário no propósito de ajudar a salvar vidas e vai levar eternamente esse trabalho em conjunto com a Prefeitura, ajudando a salvar vidas.”
O enfermeiro Alfeu Gomes de Oliveira, que coordenou desde o início da campanha a equipe de enfermagem que atuou no Sport, afirmou que a cessão do Sport foi fundamental em um momento importante. A partir de agora, os vacinadores que atuaram no local serão redistribuídos entre os demais postos de vacinação. “Todos os voluntários que atuaram aqui se colocaram disponíveis para atuar nas UBSs. Para continuar a desenvolver esse trabalho e, por fim, alcançar a meta de segunda dose para toda a população vacinável”, disse. A equipe de enfermagem que atuou no Sport contou com 16 profissionais vacinadores, além de 32 estagiários.
Aplicação de 1ª dose será contínua a partir deste sábado
A partir de agora, portanto, a aplicação de primeira dose na cidade será feita de forma contínua. Todas as pessoas com 12 anos ou mais, que por qualquer motivo ainda não tenham recebido o imunizante contra a Covid-19, poderão buscar a vacina a partir deste sábado. Neste dia, a imunização ocorre no Sesc Juiz de Fora, Departamento de Serviço do Idoso (DSI) e no PAM Marechal, das 8h às 13h em todos os locais.
Além desse público, também podem procurar um dos postos de imunização, para a terceira dose, os idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há seis meses. As segundas aplicações para os profissionais da educação com 18 anos ou mais e aqueles que deveriam ter recebido a segunda dose da AstraZeneca no dia 16 de setembro ou data anterior também ocorrem neste sábado em qualquer um dos postos de vacinação.
As segundas doses de Coronavac seguem a data do cartão de vacina, enquanto que as de Pfizer são aplicadas para aqueles que receberam a primeira dose no dia 25 de julho ou data anterior. Estes imunizantes também estarão disponíveis em todos os postos de vacinação. Grávidas e puérperas de 12 a 17 anos seguem recebendo a dose inicial neste final de semana, também nos três locais de imunização deste sábado.
Tópicos: coronavírus / vacina