Atingidos pelas chuvas em Juiz de Fora poderão sacar FGTS

Além do Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), moradores atingidos poderão solicitar a isenção do IPTU


Por Pedro Moysés

23/12/2025 às 19h19

Atingidos pelas chuvas em Juiz de Fora terão direito ao Saque Calamidade, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O benefício, que é concedido pela Caixa Econômica Federal, foi anunciado pela prefeita Margarida Salomão (PT) nesta terça-feira (23) através das redes sociais. 

A solicitação poderá ser realizada por meio do aplicativo FGTS por moradores afetados pelas enchentes ocorridas no início do mês de dezembro na cidade. De acordo com a prefeita, a medida é um apoio às famílias atingidas. 

“As pessoas que moram nas regiões discriminadas no nosso decreto de emergência têm o direito de sacar, junto à Caixa, o valor de até R$ 6.222 do Fundo de Garantia, o chamado Saque Calamidade. Além disso, a Caixa também vai oferecer uma pausa nos contratos habitacionais, com a suspensão, por seis meses, do pagamento das parcelas, que serão incorporadas ao saldo devedor”, afirmou a chefe do executivo.

A prefeita também relembrou que os moradores de imóveis atingidos também podem solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de requerer condições especiais de pagamento junto à Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). 

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prazo para solicitação do Saque Calamidade vai até dia 18 de março de 2026, sem previsão de prorrogação. Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a orientação é que o pedido seja realizado exclusivamente pelo aplicativo FGTS, na opção “Saque FGTS Digital – Solicitação de Saque Calamidade”. 

A lista das ruas e regiões atingidas pode ser conferida aqui

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.