Antigo prédio da Superintendência de Ensino é doado à PJF
Assessoria de autor do Projeto de Lei afirma que interesse é instalar no local a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania e a sede da Guarda Municipal
O antigo prédio da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, localizado na Rua Mariano Procópio, nº 782, Bairro homônimo, foi doado à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta quarta-feira (23), com a publicação da lei nº 25.375.
Quando a doação foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 2 de julho, a Tribuna esteve no local, constatando um cenário de abandono estrutural e lamento dos moradores e comerciantes do entorno.
Na época, a Prefeitura disse que ainda aguardava a sanção para dizer qual seria o uso dado para o casarão, de 1.867 metros quadrados. Agora, a Tribuna voltou a fazer o mesmo questionamento. Desta vez, a resposta foi de que “a PJF informa que vai aguardar ser oficialmente notificada da posse do imóvel para se manifestar sobre sua destinação”.
Nota divulgada à imprensa pela assessoria do deputado estadual Betão (PT), autor do projeto que deu origem à lei, afirma que “a Prefeitura formalizou interesse na incorporação do imóvel ao patrimônio municipal, com o objetivo de instalar no local a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania e a sede da Guarda Municipal, reforçando a presença do poder público na área do Museu Mariano Procópio”.
Ainda segundo a nota, a formalização da escritura entre Estado e município está prevista para as próximas semanas. Depois, a Secretaria Municipal de Obras ainda precisará elaborar o projeto de reforma. “A expectativa é que a licitação para as intervenções ocorra ainda em 2025”. Caso ainda não esteja em funcionamento a nova destinação após cinco anos, o imóvel voltará à posse do Estado.