Criança de 9 anos aguarda transplante de fígado após complicações da Covid-19
Menino é de Juiz de Fora e foi transferido para Belo Horizonte; família afirma que ele não tinha nenhuma comorbidade
Um menino de 9 anos que estava internado no Hospital Dr. João Penido em Juiz de Fora com complicações da Covid-19 foi transferido para a Santa Casa de Belo Horizonte, onde aguarda um transplante de fígado. De acordo com informações da família, a criança chegou à capital do estado na última quinta-feira (16), após apresentar quadro de hepatite fulminante e insuficiência hepática. Seu atual estado de saúde é grave.
Em contato com a Tribuna, a mãe da criança afirmou que o menino apresentou sintomas seis dias após receber a primeira dose da vacina contra Covid-19. O diagnóstico positivo para a doença veio por meio de teste rápido feito em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para qual a família recorreu após notar os primeiros sintomas. Ainda de acordo com a mãe, o menino não tinha nenhuma comorbidade. O paciente está na fila de espera para o transplante de fígado desde o último domingo (20).
A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora informou, por meio de nota, que realizou todas as movimentações necessárias para a transferência da criança, que foi levada de avião pelo Corpo de Bombeiros até Belo Horizonte. A justificativa da remoção foi a necessidade de cuidados específicos que o quadro de saúde do paciente exige, e Juiz de Fora não possui os recursos para tal
Tópicos: coronavírus