Cursos aguardam posição da UFJF sobre provas do Pism

O trânsito no campus ainda era intenso meia hora antes do início da prova
No terceiro e último dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF, os candidatos estavam apreensivos antes do início dos exames. "Espero que hoje caia a matéria que falaram para estudar", disse o estudante Renan Santana, 17 anos, inscrito no módulo III. Cursinhos pré-vestibular da cidade entraram com recursos diversos para as provas dos dois primeiros dias, principalmente em relação ao exame de literatura. Os cursos Cave, Opção e Apogeu fizeram solicitações para anulação de todas as questões das provas objetiva e discursiva da disciplina no Pism 3 e ainda de quatro questões da prova objetiva do módulo I. A justificativa das instituições é de que foi utilizado o conteúdo programado pela UFJF para o triênio 2011-2013, sendo que a seleção atual é referente ao programa de 2010-2012.
"O certo seria dar outra prova. A de literatura vale 150 pontos, o que me prejudica bastante", reclama a candidata Vivian Picoli, 18, que concorre vaga ao curso de psicologia. A candidata ao curso de arquitetura também espera que seja feito um novo exame. "Se anular, todos ganham ponto. Mas literatura pode ser um diferencial e, por isso, prefiro uma segunda chamada da prova", fala Andressa Mello, 18. Candidatos do Pism II também questionaram o conteúdo da prova de química. "Alguns assuntos que caíram nós não aprendemos, foi bem difícil", atesta Naira Cabral, 17.
Apesar dos transtornos, a UFJF não divulgou nota oficial sobre o assunto. A instituição tem 72 horas para julgar os recursos apresentados, o que deve ser feito até sexta. Foram 74 ocorrências referentes às provas do primeiro dia do Pism, sendo 52 relativas às questões de literatura. Em relação aos exames do segundo dia, foram 41 solicitações. Durante todo o processo, foram registrados nove alunos com aparelhos celulares.
Nesta terça-feira (22) o trânsito no campus, onde havia maior concentração de candidatos, ainda era intenso meia hora antes do início dos exames, provocando lentidão nas ruas adjacentes. Apesar disso, segundo informações da universidade, não houve registro de atrasos durante o processo. A UFJF totalizou 1.190 faltosos no total, 8,13% do número de inscritos.
Os gabaritos e as provas foram divulgados no site da universidade. As notas dos inscritos no módulo III serão divulgadas no dia 25 de fevereiro, e o resultado final sai em 4 de março. Já as notas dos inscritos nos demais módulos serão publicadas em 1 de abril, sempre a partir das 11h, somente pela internet, no site do concurso.