Passagem de frente fria muda tempo em Juiz de Fora


Por Juliana Netto

20/09/2016 às 11h55- Atualizada 21/09/2016 às 08h40

Atualizada às 20h02

A passagem de uma frente fria, que teve início nesta terça em Juiz de Fora, continuará deixando o céu cinzento durante toda a quarta-feira. Os juiz-foranos podem esperar muitas nuvens com curtos períodos de sol. No entanto, não deve chover. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia ficará claro a parcialmente nublado. Ainda segundo o instituto, a temperatura máxima deve variar entre 14 e 29 graus. Já o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) estima termômetros não ultrapassando 24 graus.

Apesar do clima mais frio, os primeiros sinais da primavera, que começa nesta quinta-fiera, já podem ser vistos pela cidade. Hoje é comemorado o Dia da Árvore, e os ipês já transformaram as ruas, trazendo mais cor para os juiz-foranos. Na Avenida Rio Branco, na altura do cruzamento com a Rua Silva Jardim, uma sequência de ipês-rosas encantam quem passa pelo local.

Conforme o biólogo Yuri Modesto, por possuir cores vibrantes, a planta é muito utilizada em ornamentação. “Quando o ipê floresce, as flores caem ao chão formando um tapete. Essa característica costuma fazer com que as pessoas dêem preferência para esse tipo de árvore, frequentemente cultivada em praças e ruas.” Ele explica que o primeiro ipê a florescer é o roxo, seguido pelos tipos amarelo, rosa e, por último, o branco. Segundo a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), a madeira do ipê é muito valorizada, sendo bastante utilizada na construção civil e naval.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X