Mais de 17 mil voltam às aulas na segunda
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta segunda-feira (22) mais de 17 mil alunos para o segundo semestre letivo da instituição, sendo 1.700 calouros e cerca de 16 mil veteranos. Os setores internos também voltam aos seus horários regulares, assim como as linhas de ônibus que atendem ao campus, entre elas, 545 e 555 (UFJF).
A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) estima que o retorno às aulas deve aumentar em 30% a circulação de veículos na cidade. Os horários das linhas que atendem à UFJF – incluindo também as 525 e 535 – estão disponíveis no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do link: www.pjf.mg.gov.br/onibus/itinerario/index.php, e no portal da UFJF, no link www.ufjf.br/estudante/transporte.
Entre as atividades de recepção dos estudantes, a UFJF programou um encontro com o reitor Marcus David na quarta-feira, no Anfiteatro de Estudos Sociais, na Faculdade de Direito, a partir das 19h. A solenidade ainda terá participação dos pró-reitores e diretores. A intenção é acolher os novos estudantes e explicar sobre o funcionamento da instituição e as oportunidades disponíveis.
A UFJF informa que as próprias unidades organizaram recepções e atividades de integração, além de ações solidárias. Sobre o trote, a Federal reitera que o mesmo é proibido na cidade conforme lei municipal em vigência, e os diretórios e centros acadêmicos estão sujeitos à multa. Aqueles que se sentirem lesados ou constrangidos, podem recorrer à Central de Atendimento ou à Ouvidoria.
Os calouros podem consultar informações úteis sobre o início das aulas no Portal do Estudante (www.ufjf.br/estudante). No campus avançado em Governador Valadares, o calendário é diferente. Os acadêmicos ainda estão tendo aulas do primeiro semestre. O segundo semestre letivo só começa em 3 de outubro.
Intercambistas
Estudantes da Coreia do Sul, Peru e França vão passar este semestre na UFJF. Conforme a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), os nove intercambistas chegaram na última segunda-feira, participando do programa de Incoming. Neste encontro, conhecido como Orientation Day, a UFJF repassou a eles as principais orientações sobre a instituição de ensino, de forma a facilitar a estadia dos mesmos no país. Foram sanadas dúvidas e feitos esclarecimentos para que eles se sintam mais acolhidos e seguros.