Janeiro Branco alerta sobre saúde mental


Por Guilherme Arêas

18/01/2017 às 07h00

A preocupação com a saúde mental dá a tônica da campanha Janeiro Branco, mobilizada por psicólogos em todo o país. A proposta é provocar uma reflexão sobre os valores da vida, a forma como se encarar as frustrações e orientar para a busca de uma ajuda especializada.

De acordo com a psicóloga do Departamento de Saúde Mental da Prefeitura de Juiz de Fora, Andréia Stenner, o ponto inicial da campanha segue o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), entendendo a saúde como o bem-estar físico, psíquico e social. “O início do ano é um momento reflexivo, simbólico para a sociedade, que permite as pessoas refletirem a partir de uma perspectiva mais aprofundada, que vai além do tratamento”, explica.

A psicóloga ressalta que a utilização de medicamentos para tentar solucionar problemas psicológicos é muito disseminada hoje na sociedade e o que se busca na campanha é mostrar outros caminhos. “Queremos ampliar o conceito de saúde, orientar as pessoas a criarem laços comunitários, frequentar clubes de caminhada, cuidados alimentares, evitando essa ideia super perigosa de entregar-se aos medicamentos como solução”, afirma. Andreia, no entanto, ressalta que o Janeiro Branco não se trata de uma política pública, mas uma campanha criada por psicólogos e que, desde 2014, vem atingindo grande repercussão.

Em Juiz de Fora, o amparo a pessoas com transtornos de ansiedade, depressão e outros casos podem ser levados às unidades básicas de saúde, onde serão direcionados a equipes de saúde mental, por território do município, discutindo-se a melhor forma de tratamento. Em casos mais agudos, é possível se realizar consultas no Caps, inclusive com possibilidade de tratamento mais intensivo, com equipe multiprofissional.

Na rede privada, há opções como a Ginástica do Cérebro, no Bairro Borboleta, que trabalha com turmas de, no máximo, oito pessoas, introduzindo atividades como o uso da calculadora Soroban (instrumento primitivo japonês), exercícios de simetria, Sudoku (jogo de lógico), buscando estimular o raciocínio lógico, atenção e concentração, combatendo principalmente os efeitos do Alzheimer. O endereço é Rua Tenente Paulo Maria Delage 266.

 

 

 

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.