Polícia Militar divulga balanço da Operação Rodes
15 pessoas foram presas, 28 veículos removidos e três armas apreendidas
A Polícia Militar divulgou, nesta sexta-feira (17), o resultado das 24 horas de operação, que fechou todos os acessos viários de Juiz de Fora. A ação, batizada com o nome de Rodes, teve como objetivo a fiscalização de veículos e de pessoas nas entradas da cidade, com o intuito de evitar a migração de criminosos e a chegada de contrabando, drogas e armas.
De acordo com balanço, 843 pessoas foram abordadas, sendo 15 presas. No que se refere aos veículos, 609 foram vistoriados e 28 removidos. A PM também realizou a recuperação de um carro roubado. Seis carteiras de habilitação foram recolhidas, assim como o mesmo número de certificados de registro e licenciamento de veículo (CRLV). Ao todo, houve a confecção de 134 autos de infração e mais um referente à infração ambiental.
Já em relação ao combate ao tráfico de drogas, a operação policial apreendeu 79 pinos de cocaína, 70 pedras de crack e seis porções da mesma substância, uma bucha e cinco cigarros de maconha, além de três armas de fogo, munições, espoletas, pólvora e chumbo. Na questão ambiental, três pássaros foram apreendidos e três armadilhas para animais recolhidas.
A operação Rodes foi desencadeada pelos 27º e 2º Batalhões, pela 4ª Companhia Independente de Policiamento Especializado e pela Polícia Militar Rodoviária e de Meio Ambiente. O lançamento da manobra foi realizado, às 9h, desta quinta-feira, na Praça Antônio Carlos, no Centro, onde os militares seguiram para os pontos estratégicos.
A Polícia Militar ressaltou que essa operação é uma atividade de polícia ostensiva, destinada a apoiar o policiamento ordinário com ações e operações específicas, visando concentrar esforços no serviço operacional, prevenindo e reprimindo crimes. O foco, como enfatiza a corporação, é garantir a segurança da população e proporcionar a melhoria na sensação de segurança do município.