Temperaturas e volume de chuva aumentam nos próximos dias em JF
Inmet alerta sobre precipitação volumosa em boa parte do estado; Zona da Mata faz parte da área afetada
Diferente da última semana, a partir desta terça-feira (16), Juiz de Fora volta ter alta nos termômetros. Nos próximos dias, as temperaturas máximas devem ultrapassar a casa dos 27 graus. Segundo apontam os modelos meteorológicos, os dias de maior calor serão experimentados, pelo menos, até quinta-feira (18). Isso, no entanto, não significa que as chuvas estão descartadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de cor laranja diante da intensificação de áreas de instabilidade atmosférica em boa parte de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata mineira, região onde está localizada Juiz de Fora.
O transporte de umidade da região Amazônica e a circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera, conhecido como Cavado, causam maiores volumes de chuva. Consequentemente, haverá risco das típicas pancadas de verão, que podem vir acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasional. A população deve redobrar o cuidado, pois o cenário pode gerar possíveis transtornos, como alagamentos e deslizamento de encostas.
De acordo com o Inmet, nesta terça pode haver chuvas com volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Elas podem ser acompanhadas de ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Pela possibilidade de grandes volumes de precipitações nos próximos dias, concentrados principalmente no período da tarde e à noite, a Prefeitura de Juiz de Fora reforçou a necessidade de a população se proteger dos riscos. Nesta segunda, a PJF emitiu um alerta de possibilidade de chuva de granizo, mas a situação não se confirmou. Em casos de ocorrências, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199.
Céu encoberto
Ainda conforme o Inmet, o tempo nublado prevalece pelos próximos dias. Na quinta, porém, as nuvens dão lugar ao sol, mas ao longo da tarde elas voltam a encobrir o céu. Nos termômetros, a mínima varia de 19 a 22 graus, e a máxima oscila entre os 26 e os 28 graus.
Tópicos: chuva