Prefeitura realiza distribuição gratuita de composto orgânico; saiba como se inscrever
Programa incentiva práticas sustentáveis e destina resíduos de poda para uso agrícola em Juiz de Fora e região

Interessados em receber composto orgânico produzido no Horto Florestal pela Empresa de Pavimentação e Urbanidades (Empav) podem se inscrever, a partir desta sexta-feira (15), no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A ação integra o projeto “Terra Boa”, promovido pelas Secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA) e de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis e aproveitar resíduos orgânicos de podas de grama e árvores para uso agrícola.
O cadastro é contínuo e será atualizado de acordo com a disponibilidade do material. As inscrições podem ser feitas on-line neste link. Após o registro, a PJF definirá um cronograma com as datas estimadas para a coleta do composto por cada produtor classificado.
Podem participar produtores de Juiz de Fora e de municípios vizinhos, mas a distribuição para cidades próximas dependerá da celebração de Convênio de Cooperação Técnica ou instrumento equivalente entre a PJF e a administração municipal interessada.
A cada trimestre, serão disponibilizados até 195 metros cúbicos de composto orgânico — cerca de 78 mil quilos — para atendimento aos produtores agropecuários cadastrados.
A retirada deverá ser feita pelo próprio produtor, que deve comparecer ao Horto Florestal com veículo adequado para transporte, equipamentos como pá e sacos, e mão de obra para o carregamento. O Horto está localizado na Estrada Athos Branco da Rosa, 1.436, no Bairro São Benedito.
Os critérios de classificação e demais informações sobre o processo de inscrição estão disponíveis no site da PJF.
*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe