Chuvas derrubam tapumes de Hospital Regional
Além das obras paralisadas e sem previsão de retomada, prédio para unidade de saúde demonstra falta de manutenção, com proteções prejudicadas e mato alto na área externa
Com mais de quatro anos de paralisação, ainda não há previsão para retomada das obras do Hospital Regional em Juiz de Fora, localizado no Bairro São Dimas, na Zona Norte. Com o abandono das intervenções, o espaço que abriga a futura unidade de saúde demonstra falta de manutenção. Nesta quarta-feira (13), a Tribuna flagrou que parte dos tapumes no local caiu após as fortes chuvas registradas nas últimas semanas. Outra parte da proteção está deteriorada, ameaçando tombar.
Além do problema observado no cercado das obras, o mato alto também tem tomado conta do local. E a vegetação está próxima de encobrir os materiais de construção deixados na área externa do Hospital Regional.
Sobre a manutenção do espaço, no que diz respeito aos tapumes de proteção, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou, em nota, por meio da Secretaria de Saúde (SS), que está apurando e tomará as ações necessárias, dentro do que é cabível à administração municipal. “A Secretaria de Saúde (SS) está avaliando danos causados pelas chuvas nos equipamentos públicos e adotará todas as medidas necessárias à preservação do patrimônio atingido”, afirma.
Ainda de acordo com o texto, o prédio construído para abrigar o Hospital Regional conta com vigilância feita pela Prefeitura.
Estado realiza estudos para retomada das obras
Em entrevista à rádio CBN nesta quinta-feira (14), o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), foi questionado sobre possíveis direcionamentos do Estado para o Hospital Regional em Juiz de Fora. Sobre isto, Zema relembrou um acordo com as empresas mineradoras Vale e Samarco em reparação pelas tragédias ocorridas nas cidades mineiras de Mariana, em 2016, e Brumadinho, em 2019, respectivamente, que deve ser concretizado na próxima semana. Parte do investimento estadual será destinado à finalização de obras de hospitais em cidades mineiras. Entretanto, como havia sido anunciado no ano passado, Juiz de Fora estava fora da lista de cidades inicialmente beneficiadas.
Também procurada nesta quinta, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que a retomada das obras nos hospitais regionais do estado “está entre as pautas prioritárias do Governo de Minas”, incluindo a unidade em Juiz de Fora. Ainda de acordo com a pasta, “estão sendo desenvolvidos estudos sobre os hospitais regionais com o objetivo de atualizar os valores necessários à conclusão das obras e determinar o perfil assistencial das unidades”.
Intervenções suspensas
As obras do Hospital Regional no município se arrastam desde 2010. Os últimos repasses estaduais para o empreendimento ocorreram em março de 2016. Naquele mesmo ano, em agosto, o então consórcio responsável pela intervenção na unidade encaminhou o último relatório dos trabalhos efetivados ao Estado, mas ainda não havia recebido pelo serviço. Desta forma, foi solicitada ordem de paralisação da obra junto à Prefeitura, sob alegação de falta de fluxo financeiro necessário ao andamento da obra. Desde então, os trabalhos na unidade estão suspensos.