UFJF detalha implementaĆ§Ć£o do ensino remoto emergencial
No entanto, apesar de ter publicado Ćntegra de resoluĆ§Ć£o aprovada pelo Consu, data da retomada do ano letivo serĆ” ainda definida pelo Congrad
O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, nesta sexta-feira (14), a resoluĆ§Ć£o responsĆ”vel por regulamentar a implementaĆ§Ć£o do ensino remoto emergencial, “sob carĆ”ter excepcional”, em cursos presenciais da graduaĆ§Ć£o. A ResoluĆ§Ć£o 33/2020 fora aprovada pelo colegiado de deliberaĆ§Ć£o mĆ”xima da instituiĆ§Ć£o, nessa quinta, apĆ³s mais de 16 horas de reuniĆ£o dos conselheiros superiores. Embora a Ćntegra da ResoluĆ§Ć£o 33/2020 tenha sido publicada, ainda nĆ£o hĆ” data para a retomada do ano letivo de 2020. Como jĆ” informado pela UFJF, a estruturaĆ§Ć£o de um novo calendĆ”rio acadĆŖmico estĆ” a cargo do Conselho de GraduaĆ§Ć£o (Congrad).
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Em pronunciamento Ć comunidade acadĆŖmica, o reitor Marcus Vinicius David indica que a expectativa Ć© de que o ensino remoto emergencial comece no inĆcio de setembro. “Agora, o Conselho de GraduaĆ§Ć£o deve se reunir no inĆcio da prĆ³xima semana para aprovar o calendĆ”rio. Da parte da AdministraĆ§Ć£o central, Ć© importante registrar todos os esforƧos para a capacitaĆ§Ć£o docente, para garantir duas alternativas de plataforma, legalmente contratadas, todas as tecnologias de assistĆŖncia estudantil implantadas etc., o Consu jĆ” vota as polĆticas de infraestrutura e biosseguranƧa na prĆ³xima semana. Todo esse trabalho que estĆ” sendo realizado nos dĆ” total condiĆ§Ć£o, caso o Conselho GraduaĆ§Ć£o assim entenda, de, no inĆcio de setembro, dar inĆcio a essa modalidade de ensino remoto emergencial.”
Questionada pela Tribuna, a UFJF informa, em nota, que a prĆ³-reitora de GraduaĆ§Ć£o, Maria Carmem SimƵes, estĆ” preparando a convocaĆ§Ć£o do Congrad, mas ainda nĆ£o definiu a exata data da reuniĆ£o. De acordo com a ResoluĆ§Ć£o 33/2020, “a primeira quinzena da retomada do calendĆ”rio acadĆŖmico deverĆ” prever perĆodo de acolhimento dos discentes e a retomada do conteĆŗdo acerca do que foi desenvolvido no mĆŖs de marƧo de 2020, quando for o caso, ficando vedadas quaisquer atividades avaliativas”.
A ausĆŖncia de um prazo para retomada das aulas da graduaĆ§Ć£o nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares Ć© um dos principais incĆ“modos da comunidade acadĆŖmica, sobretudo dos estudantes. A Universidade Federal de SĆ£o JoĆ£o del-Rei (UFSJ) e a Universidade Federal de ViƧosa (UFV), por exemplo, jĆ” definiram datas para a retomada do semestre por meio de aulas remotas emergenciais. Ao passo que a UFSJ retomarĆ” o ano letivo em 14 de setembro, a UFV terĆ” o retorno em 31 de agosto.
Excepcionalidade
Apesar de caracterizar o ensino remoto emergencial como “excepcional” e “temporĆ”rio”, a ResoluĆ§Ć£o 33/2020 nĆ£o estabelece um prazo final para a sua vigĆŖncia. Questionada, a UFJF aponta que a excepcionalidade da modalidade de ensino Ć© contemplada pelas consideraƧƵes enumeradas no prĆ³prio dispositivo, como, por exemplo, a declaraĆ§Ć£o de emergĆŖncia em saĆŗde pĆŗblica pela OrganizaĆ§Ć£o Mundial de SaĆŗde (OMS). AlĆ©m disso, a Portaria 544/2020, editada pelo MinistĆ©rio da EducaĆ§Ć£o, que autoriza “a substituiĆ§Ć£o das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situaĆ§Ć£o de pandemia do novo coronavĆrus (Covid-19)”, vincula a adoĆ§Ć£o do ensino remoto tĆ£o somente ao contexto da pandemia.
Moodle e Google Sala de Aula
O dispositivo atribui Ć PrĆ³-Reitoria de GraduaĆ§Ć£o “a coordenaĆ§Ć£o de aƧƵes visando Ć definiĆ§Ć£o das diretrizes sobre estratĆ©gias de ensino-aprendizagem, uso de tecnologias digitais de informaĆ§Ć£o e comunicaĆ§Ć£o, ambientes virtuais de aprendizagem, apoio e inclusĆ£o digital com as comissƵes do Conselho Superior (Consu)”. AlĆ©m disso, a pasta tambĆ©m serĆ” responsĆ”vel pela “articulaĆ§Ć£o com as demais prĆ³-reitorias e diretorias para a definiĆ§Ć£o das diretrizes gerais para a organizaĆ§Ć£o do trabalho docente com uso das tecnologias digitais da informaĆ§Ć£o e da comunicaĆ§Ć£o, ambientes virtuais de aprendizagem, apoio e inclusĆ£o digital”. Os ambientes virtuais de aprendizagem citados sĆ£o as plataformas que serĆ£o utilizadas para a implementaĆ§Ć£o do ensino remoto emergencial: Moodle e Google Sala de Aula.
Conforme explica a UFJF, a Moodle jĆ” Ć© utilizada pelo Centro de EducaĆ§Ć£o Ć DistĆ¢ncia (CEAD) da instituiĆ§Ć£o, e a Google Sala de Aula Ć© disponibilizada, sem custo, pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do MinistĆ©rio da CiĆŖncia, Tecnologia e das InovaƧƵes. Os professores, os tĆ©cnicos-administrativos em educaĆ§Ć£o, os alunos e os tutores que atuam diretamente no apoio ao desenvolvimento de disciplinas deverĆ£o participar de capacitaĆ§Ć£o de treinamento para o uso destas plataformas digitais. Questionada sobre a oferta da capacitaĆ§Ć£o, a UFJF explica que o treinamento estĆ” em processo de construĆ§Ć£o e “ocorrerĆ” atĆ© o inĆcio e durante o semestre letivo, acompanhando o desenvolvimento do prĆ³prio ensino remoto emergencial”.
A ResoluĆ§Ć£o 33/2020 ainda prevĆŖ que a disponibilizaĆ§Ć£o de equipes de suporte para a realizaĆ§Ć£o do ensino remoto emergencial, nos cursos de graduaĆ§Ć£o, para a utilizaĆ§Ć£o das plataformas. Entretanto, algumas disciplinas poderĆ£o ser removidas, caso assim entendam os departamentos e as coordenaƧƵes dos cursos, do primeiro semestre letivo de 2020 em virtude da implementaĆ§Ć£o da modalidade de ensino. “Os componentes curriculares tĆ©orico-prĆ”ticos que nĆ£o tiverem condiƧƵes de ser ofertados em formato remoto poderĆ£o ser desmembrados, por solicitaĆ§Ć£o do departamento ofertante, excepcionalmente, no Sistema Integrado de GestĆ£o AcadĆŖmica (Siga), de modo que a parte teĆ³rica desses seja ofertada remotamente, ficando a parte prĆ”tica a ser ofertada quando as condiƧƵes sanitĆ”rias e epidemiolĆ³gicas permitirem a retomada de atividades presenciais”, determina o dispositivo.
EstƔgio
As atividades acadĆŖmicas presenciais vinculadas Ć graduaĆ§Ć£o, incluindo os estĆ”gios, continuarĆ£o suspensos e poderĆ£o apenas ser retomados gradualmente quando possĆvel. De acordo com a ResoluĆ§Ć£o 33/2020, o momento adequado para a retomada serĆ” definido tanto por diretrizes do Consu quanto pelas orientaƧƵes do ComitĆŖ de Monitoramento e OrientaĆ§Ć£o de Condutas sobre o Novo CoronavĆrus, do ComitĆŖ Administrativo e da ComissĆ£o de CoordenaĆ§Ć£o das AƧƵes de Enfrentamento do Covid-19, todos colegiados da prĆ³pria UFJF.