Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Pais podem emitir CPFs de crianças para vacinação contra a Covid em JF

Documento pode ser emitido em quatro Cartórios de Registro Civil na cidade; confira os endereços


Por Tribuna

14/01/2022 às 20h12

A vacinação de crianças com idades entre 5 a 11 anos contra a Covid-19 estás prestes a começar em todo o país e, em Juiz de Fora, terá início na próxima quinta-feira (20). Um dos documentos necessários para realizar o cadastro para a imunização e que também pode ser usado para sua identificação no ato da aplicação é o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). O documento pode ser emitido em quatro Cartórios de Registro Civil na cidade e em mais de 500 unidades em Minas Gerais. Em Juiz de Fora, para o pré-cadastro do menor, a Prefeitura solicita, mas não exige o número do documento. No caso de crianças que ainda não tenham o documento, os pais ou responsáveis poderão preencher o formulário com números zero.

Contudo, o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil) ressalta a importância da regularização do documento. De acordo com a entidade, a emissão do CPF nos cartórios possibilita que os pais ou responsáveis pela criança possam, inclusive, regularizar ou emitir os documentos de seus filhos, uma vez que permite ao cidadão sair da unidade já com o documento regularizado para sua utilização. Segundo o Recivil, desde o ano passado, em razão da edição da Lei Federal nº 13.484/17, que transformou os Cartórios de Registro Civil em Ofícios da Cidadania, e de uma parceria firmada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) com a Receita Federal do Brasil, todas as unidades estão autorizadas a fazer a inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF.

O conteúdo continua após o anúncio

Para emitir os documentos, os cartórios cobram uma tarifa de conveniência no valor de R$ 7 a quem solicitar o serviço. Já os principais serviços relacionados ao CPF em cartórios permanecem gratuitos: inscrição no CPF realizada no ato do registro de nascimento e cancelamento no caso de óbito.

Cartórios que emitem o CPF em Juiz de Fora:

– Cartório de Registro Civil e Notas de Torreões: Rua Principal, 600 – (32) 3266-4021
– Ofício do 3º Registro Civil das Pessoas Naturais: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 6.353, Benfica – (32) 3222-4331
– Oficio do 2º Registro Civil das Pessoas Naturais: Rua Barão de Cataguases, 15 a 21, Centro – (32) 3215-3533
– Cartório Distrito Sarandira: Rua Luiz Gonzaga Merotto, 25, Loja 01, Caeté, Sarandira – (32) 3266-5137

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia