Defensoria Pública alerta para golpe no Whatsapp contra pessoas assistidas
Criminosos enviam mensagens se passando por defensores públicos, pedindo dinheiro para realização de atendimento on-line
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) emitiu alerta sobre um golpe que está sendo aplicado através do WhatsApp em pessoas assistidas pelo órgão. Os criminosos estão se passando por defensoras e defensores públicos, bem como por servidores da instituição, para solicitar pagamentos indevidos.
O método dos golpistas consiste em enviar mensagens para os celulares das vítimas, alegando a necessidade de uma transferência ou pagamento em dinheiro para dar continuidade ou finalizar um processo judicial. Já foram registrados casos na capital, Belo Horizonte, e em diversos municípios do interior.
Conforme a DPMG, todos os serviços prestados são integralmente gratuitos. A orientação é ignorar as mensagens deste tipo e, em caso de dúvida, procurar a Unidade da Defensoria mais próxima. Em Juiz de Fora, a localização é Avenida Barão do Rio Branco, 2281, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone é (32) 3217-0443.
“A Defensoria Pública é uma instituição pública, com a premissa constitucional de garantir às pessoas – principalmente as de baixa renda – o acesso integral e totalmente gratuito à Justiça. Defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores jamais solicitam transferências ou pagamentos de qualquer natureza nem pedem o fornecimento de senha bancária. A Defensoria Pública pode entrar em contato pelo número do Whatsapp cadastrado pela pessoa assistida apenas para informar sobre audiências ou andamento do processo”, informa o alerta.
Confira as orientações do órgão oficial:
– Cuidado com fraudes: Se alguém se passar por representante da Defensoria Pública e solicitar pagamentos, não responda. Nossa atuação é sempre gratuita e transparente.
– Orientação jurídica e apoio: Oferecemos orientação jurídica, defesa em processos judiciais e extrajudiciais, além de apoio em diversas áreas do Direito, sem nenhum custo.
– Nossa atuação depende apenas da apresentação de listas de documentos e comprovantes de renda, para averiguar se a pessoa se encaixa nos nossos critérios socioeconômicos.
– Atenção: Denuncie qualquer tentativa de fraude ou cobrança indevida relacionada à Defensoria Pública. Procure nossas Unidades e/ou a autoridade policial.