Chuva mobiliza Defesa Civil de JF em 17 ocorrências
Todos os chamados, registrados até por volta das 20h, foram considerados sem gravidade
A chuva ininterrupta que atingiu Juiz de Fora nesta quarta-feira (11) deixou alguns pontos de alagamento pela cidade e mobilizou a Defesa Civil em 17 ocorrências. Até por volta das 19h, no entanto, o órgão informou que as chuvas não fizeram vítimas e que todas as ocorrências foram sem gravidade.
Nos Bairros Grama, Bom Clima e Eldorado, ambos na Zona Nordeste, e no Ponte Preta, na região Norte, houve deslizamentos de lamas, que atingiram quintais de imóveis. Entretanto, não houve perda patrimonial. No Bairro Industrial, também na Zona Norte, houve alagamentos, mas logo o volume d’água foi escoado. Todos os chamados, registrados até o fechamento desta edição foram considerados sem gravidade. Por volta das 20h30, uma fila com mais de dez carros com pneus furados se formou na Estrada Engenheiro Gentil Forn, em decorrência de um buraco no asfalto.
Conforme os pluviômetros da Defesa Civil, em 48 horas choveu 74 milímetros em Juiz de Fora, número considerado dentro daquilo que é esperado para o período.
Na terça-feira (10) a chuva também causou deslizamento de lama em um condomínio, às margens da BR-040, e mobilizou engenheiros da Defesa Civil. De acordo com o órgão, a lama, que não atingiu moradias, caiu por causa de falha na rede de captação pluvial do local. Os moradores foram orientados a providenciar a correção.
Um deslizamento de barranco também foi registrado na MG-353, entre a localidade de João Perreira e a cidade de Coronel Pacheco. A pista chegou a operar em meia pista, mas, segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMR), o tráfego foi normalizado após trabalhos de limpeza do trecho.
Precipitações até sábado
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade é resultado da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno climatológico comum nesta época do ano, responsável por transportar umidade do Norte em direção ao Sudeste do país. Em Juiz de Fora, a previsão é que a chuva permaneça pelo menos até o próximo sábado (14). O céu deve permanece encoberto nos próximos dias, com termômetros registrando entre 17 e 26 graus. Nesta quarta, a mínima foi de 18,6 graus, observada entre 6h e 7h, enquanto a máxima foi de 23,3 graus. Para esta quinta, a temperatura deverá oscilar entre 19 e 24 graus, permanecendo a condição de chuva e céu encoberto.
Na tarde desta quarta, um alerta do Inmet aponta para a ocorrência de acumulado de chuva (de 30 a 60mm/h ou 50 a 100mm/dia), com rajadas de vento (de 40 a 60 km/h) em áreas isoladas da Zona da Mata. O alerta incluía a noite desta quarta, com validade até às 10h de quinta.