Canil Municipal passa por reforma com ampliação da capacidade
No total de 16 novas baias foram criadas, além de um novo parcão e reformas no centro de tratamento
No total de 16 novas baias foram inauguradas nesta terça-feira (11) no Canil Municipal de Juiz de Fora, localizado na Zona Norte da cidade. Além da ampliação da capacidade, o local passou por reformas e ganhou mais baias de tratamento e recuperação no centro de saúde e um novo parcão, espaço cercado para que os cachorros possam correr e interagir uns com os outros.
A inauguração ocorreu em um evento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que teve a presença da prefeita Margarida Salomão (PT). A líder do Executivo realizou visita nas estruturas e recebeu secretários e vereadores. “Tem uma outra construção que está sendo feita que é para acomodar animais mais violentos como os pitbulls, que são um problema que tem aparecido com muita frequência no noticiário de Juiz de Fora”, afirmou Margarida.
Atualmente o canil conta com 952 animais, sendo 894 cães, 54 gatos e quatro cavalos. Antes da reforma, esses animais ficavam abrigados em 68 baias coletivas. Com as 16 novas, as baias totalizam 84. Houve também reforma no centro de tratamento com a troca das mesas de atendimento veterinário e construção de 49 novas baias de tratamento e recuperação que, somadas às 25 já existentes, totalizam 74. Essas baias são individuais e destinadas para animais que passaram por cirurgia recente, precisam ficar de repouso ou, por algum motivo, não podem ter contato com outros animais.
Outra nova estrutura foi um novo parcão. O canil já contava com um, que também passou por melhorias. Conforme a Prefeitura, os animais que já convivem em um mesmo box de vivência estarão soltos juntos, em um espaço cercado e gramado, com a liberdade de correr e brincar. O contato social entre os cães deve melhorar o convívio entre eles.
Adoções
Em sua fala, Margarida também ressaltou a importância do programa de adoções de cães e gatos. Nesta terça, o canil chegou ao número de 1.200 animais adotados. “São cerca de 900 animais abrigados aqui. Se não fosse a adoção, seriam 2.100, em condições muito precárias de cuidado”, afirmou a prefeita.
O programa de adoção no Canil Municipal, intitulado Me Adota aí, funciona por meio de agendamento de visita. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (32) 3225-9933, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h30.