Inmet aponta para possibilidade de chuva forte em JF
Mesmo com a chuva, o 5º Distrito Meteorológico prevê calor em todo o estado mineiro neste sábado
O início do fim de semana deve ser marcado por chuva forte em Juiz de Fora e região. Conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre o fim desta sexta-feira (10) e as primeiras horas de sábado (11), as condições atmosféricas estarão favoráveis para ocorrência de chuvas intensas (entre 20 e 30 milímetros/h ou até 50 milímetros/dia), acompanhadas de ventos fortes (entre 40 e 60 km/h) em diversas áreas do estado, entre elas, a Zona da Mata. Por volta das 18h desta sexta, nuvens carregadas eram observadas no céu juiz-forano. O alerta via SMS da Defesa Civil também aponta para o risco de tempestade severa para a região nas próximas horas.
A aproximação de uma massa de ar seco, no entanto, afasta a possibilidade de precipitações mais fortes durante a tarde de sábado, mas não estão descartadas as chuvas em formas de pancadas rápidas.
Em relação às temperaturas, o 5º Distrito Meteorológico prevê calor em todo o estado. Em Juiz de Fora, no sábado e domingo, os termômetros devem marcar mínima de 20 graus e máxima de até 32 graus. Nesta sexta-feira (10), a mínima alcançada foi de 20,8 graus, enquanto a máxima registrada foi de 32,2 graus.
Site disponibiliza dicas e ações da Defesa Civil
Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Juiz de Fora lançou um hotsite, que reúne informações da Defesa Civil referentes ao período de chuvas na cidade. A intenção é que a ferramenta possa manter um canal direto de divulgação com a população sobre as ações realizadas durante o período chuvoso. Além de relembrar deveres da população na sessão “Faça sua parte”, a plataforma também orienta quanto a cuidados necessários em dias de chuvas: como surgimento de trincas no chão e paredes de imóveis; risco de contaminação e transmissão de doenças em áreas inundadas; e cuidados ao transitar em vias alagadas, entre outras. Para utilizar o serviço, basta acessar o link pjf.mg.gov.br/chuva-de-verao/index.php.
Rua monitorada
Técnicos da Defesa Civil, juntamente com funcionários da Secretaria de Obras, estiveram presentes na tarde desta sexta na Rua José Orozimbo de Oliveira, no Bairro Santa Luzia, na Zona Sul, onde uma encosta cedeu e resultou na queda de um muro e na interdição preventiva de três casas.
O local é considerado pela PJF como o ponto mais crítico da cidade. Segundo a pasta, foi constatado que a rede de água da Cesama não foi danificada, e o abastecimento no local está normalizado. O capeamento da rede do trecho afetado está previsto para esta segunda-feira (13)