Tempestade de sexta deixa moradores em prejuízo no Democrata

Na Rua Benjamin Guimarães, houve inundações e rompimento de bueiros. Moradores passam o sábado fazendo limpeza e contando as perdas


Por Gracielle Nocelli

09/01/2021 às 14h25- Atualizada 09/01/2021 às 16h51

A chuva que atingiu Juiz de Fora no final da tarde de sexta-feira (8) causou estragos em diferentes áreas da cidade. A Rua Benjamin Guimarães, no Bairro Democrata, Região Norte, foi um dos pontos mais afetados. A água causou alagamento na rua, onde dois bueiros foram destruídos, e invadiu casas na altura de quase um metro. Os moradores passaram sábado fazendo a limpeza dos imóveis e contabilizando as perdas.

Moradora do bairro há 47 anos, a aposentada Jaciléia Frizeiro relata que as inundações pioraram com o tempo. “Antes acontecia apenas quando a chuva era muito forte, agora é uma situação mais frequente. A água vem da Cidade Alta com muita pressão e fica represada aqui”, relata. Para ela,  o problema decorre dos novos loteamentos feitos na região. “São necessárias obras para escoamento adequado da água”, afirma.

2enchente democrata by fernando priamo e1610212910527
Moradores ainda contabilizavam prejuízos na manhã deste sábado (Foto: Fernando Priamo)

O primeiro andar da casa onde a família mora ficou completamente inundado. “Quando ameaça chover, nós colocamos os objetos para cima, mas a água atingiu uma altura de 83 centímetros dessa vez.” Vários móveis foram perdidos, como sofá, cama e colchão.

Na tentativa de impedir as perdas, alguns moradores da rua construíram muretas em frente às casas, para tentar conter o avanço da água. “É muito complicado, pois têm idosos que precisam pular essas estruturas que foram colocadas para evitar as perdas toda vez que chove”, afirma o professor Simeão Cirino de Paiva, 42 anos, também morador do bairro.

5enchente democrata by fernando priamo
A aposentada Jaciléia Frizeiro ainda limpava a casa atingida pela chuva na manhã deste sábado (Foto: Fernando Priamo)

Ele relata sobre a situação da rua após a chuva. “É muita lama e sujeira, pois a água que chega aqui também é do córrego. Ontem o alagamento impediu a passagem dos veículos.” Na tentativa de tráfego, dois bueiros foram quebrados. “Agora há duas crateras que trazem mais riscos.”

LEIA MAIS

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que equipes do Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb) e da Empresa Municipal de Pavimentação (Empav) foram acionadas para avaliar as ocorrências na Rua Benjamin Guimarães. “Um caminhão-pipa está auxiliando na limpeza. A intervenção deve ser executada ao longo deste final de semana, e concluída na segunda-feira (11). Uma equipe da Cesama também irá ao bairro para efetuar o reparo dos bueiros”, afirmou em nota.

Outras ocorrências registradas pela Defesa Civil em JF

A assessoria da Defesa Civil informou que entre a noite de sexta e a manhã de sábado foram registradas oito ocorrências na cidade que estão sendo acompanhadas. Na Rua Zélia Maria, no Bairro São Pedro, a chuva provocou o deslizamento de talude. Na mesma região, nas proximidades da Privilège, houve queda de árvores.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.