Depois de dois dias sem óbitos, PJF confirma quatro mortes por Covid-19
Boletim epidemiológico também informou a ocorrência de 99 novos diagnósticos nas últimas 24 horas
Juiz de Fora chega a 1.995 óbitos confirmados por Covid-19 com as quatro mortes informadas na edição desta sexta-feira (8) do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura. Além das mortes, também foram notificados 99 diagnósticos de coronavírus nas últimas 24 horas, que elevam o total de confirmações a 46.102. O número de casos de síndrome gripal, considerados suspeitos para a doença, é de 190 no mesmo período, totalizando 106.004 casos suspeitos desde o início da pandemia, em 2020.
O primeiro óbito ocorreu nesta sexta-feira, é uma idosa de 64 anos, que tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial sistêmica como comorbidades; a segunda é uma idosa de 68 anos, que faleceu na quarta-feira (6). Ela tinha doença cardíaca crônica e estenose traqueal; a terceira vítima é um idoso de 74 anos, que não tinha comorbidades e teve o óbito registrado também na quarta-feira; o último é um idoso de 91 anos que faleceu no sábado (2), ele tinha imunodepressão como comorbidade.
As comorbidades, além da idade, segundo as autoridades em saúde, são fatores de risco para que a Covid-19 se agrave. Conforme já esclareceu a Secretaria de Saúde, no boletim epidemiológico são divulgadas todas as doenças prévias da vítima, não somente as comorbidades associadas ao agravamento da Covid-19.
Hospitalizações
Havia cem moradores de Juiz de Fora internados com Covid-19 de acordo com a atualização feita pela Secretaria de Saúde às 19h54. Desse total, 41 recebiam cuidados em leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) Covid, enquanto 59 permaneciam em leitos de enfermaria Covid. A ocupação de leitos de UTI SUS Covid era de 31,68%, e nos leitos de enfermaria SUS Covid, o percentual era de 28,65%.
Os leitos de UTIs gerais, que incluem aqueles destinados também ao tratamento de outras enfermidades, tinha taxa de ocupação de 57,79%. Nos leitos gerais do SUS, de 59,55%, e nos leitos gerais de UTIs privadas, de 54,89%.
Todos os dados do boletim epidemiológico (casos, óbitos e suspeitas) são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no site, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
Tópicos: coronavírus