Tablados são retirados da Rua Marechal para limpeza e reorganização do espaço
Segundo Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária, equipamentos foram retiradas temporariamente
Os tablados nivelados à altura das calçadas, ligando os dois lados da Rua Marechal Deodoro, no Centro, integrando o projeto “Ruas Completas”, foram retirados, temporariamente, conforme informou, nesta terça-feira (8), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária. Conforme a pasta, a remoção objetiva a limpeza e a reorganização do espaço. A secretaria ainda destacou que o projeto “está em sinergia com outras propostas da Prefeitura, visando à requalificação da região central da cidade, potencializando o seu uso para consumo, serviços, turismo e lazer”. A retirada foi antecipada pela Tribuna, por meio da Coluna do César Romero.
A iniciativa despontou Juiz de Fora como pioneira no estado, colocando o município entre as onze cidades brasileiras a integrar a rede, cujo objetivo é dar uma nova perspectiva para melhorar as vias do país, por meio da democratização no uso do espaço público com prioridade para o trânsito de pedestres.
O projeto, batizado como “Ruas Completas”, foi inaugurado no dia 14 de março, a fim de conectar a via às galerias, garantindo maior acessibilidade. Os tablados foram dispostos entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Rua Batista de Oliveira, numa tentativa de devolver a Rua Marechal aos pedestres, liberando mais espaço nas calçadas e trazendo os ambulantes para o meio da via. A ideia do projeto é humanizar os espaços urbanos sob a ótica do conceito de urbanismo tático, por meio do qual são aplicadas estratégias de transformação rápidas e baratas, favorecendo a convivência entre as pessoas e os diversos meios de transporte.
Na ocasião de sua inauguração, o prefeito Antônio Almas (PSDB) esteve no local e destacou a importância de destinar espaço ao pedestre, lembrando que a ação resgatava a rua para cidadão juiz-forano e servia para conectar os espaços, uma vez que uma das características do Centro da cidade é a presença de muitas galerias.
O “Ruas Completas” surgiu como uma ideia a ser implantada na cidade, após ser cancelada a licitação que pretendia transformar a Rua Marechal Deodoro em um calçadão. Em 2017, a Prefeitura anunciou a transformação das ruas Batista de Oliveira e Marechal Deodoro em dois novos calçadões. O custo estimado para as obras seria algo em torno de R$ 1 milhão. A primeira licitação chegou a ser concluída, no entanto, a empresa vencedora desistiu do contrato. No final do mesmo ano, foi divulgada uma nova concorrência, porém, o documento contemplava apenas as obras na Rua Marechal Deodoro. Entretanto, devido à falta de recursos para execução dos trabalhos, o processo foi cancelado.
https://www.playbuzz.com/item/9fd6e834-6e12-412e-819c-6623fb8e8eee









