Tempo segue instável em JF e região


Por Tribuna

07/11/2016 às 09h45

tempo-olavo-3
Nuvens de chuva devem permanecer na região até quinta-feira (Foto: Olavo Prazeres)

O início da semana ainda deve ser de bastante instabilidade em Juiz de Fora e região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a permanência de um sistema frontal estacionado próximo ao litoral Sudeste do Brasil e o fluxo de umidade proveniente da Amazônia manterão céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva, principalmente no período da tarde, nesta segunda-feira (7) na cidade. Segundo estimativa do instituto, as condições devem se manter até, pelo menos, quinta-feira.

Para hoje, a temperatura máxima deve variar entre 23 e 25 graus. Ontem, os termômetros não ultrapassaram 24,2. No sábado, a máxima foi de apenas 19,2 graus. Ainda em relação ao fim de semana, pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, registraram acumulado de 42,9 milímetros no local. Já segundo a Defesa Civil, levando em consideração dados do Centro Nacional de Monitoramentos e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de chuva em toda a cidade foi de 37,33 milímetros. Bairro de Lourdes (Região Sudeste), Graminha (Zona Sul) e Monte Castelo (Zona Norte) foram as regiões de maior acumulado, com 53,23, 48,54 e 43,01 milímetros, respectivamente. Mesmo com o bom volume de precipitações, apenas duas ocorrências foram atendidas nas últimas 72 horas: uma erosão no Bairro Santa Rita, na Zona Leste, e um escorregamento de talude em obra no Granjas Betânia, região Nordeste.

Além das pancadas de chuva, as temperaturas também não devem sofrer mudanças significativas nos próximos dias. Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), até quinta, as variações deve ser entre 16 e 24 graus.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.