Dia Internacional da Mulher: confira a programação em Juiz de Fora
Diferentes entidades promovem atividades para celebrar a data ao longo desta sexta

Veja mais da Tribuna no Google
Adicione a Tribuna de Minas como fonte preferencial para ver mais do nosso conteúdo na Pesquisa Google.
Adicionar Tribuna de MinasEm celebração ao Dia Internacional das Mulheres, Juiz de Fora contará com diferentes iniciativas e atividades nesta sexta-feira (8). Neste ano, o Ato Unificado que marca a data na cidade trará três atividades, tendo como eixo central a temática “Pela Vida das Mulheres”. O Hemocentro e a Apolegis também promoverão iniciativas voltadas às mulheres.
A primeira atividade do Ato Unificado será um café da manhã para todas as mulheres que passarem pela Praça da Estação. A iniciativa, que terá início às 7h, visa dialogar com o público, especialmente trabalhadoras, sobre as pautas defendidas na data.
A partir das 17h, o movimento se encontra no Parque Halfeld para, em seguida, descer em marcha até a Praça Antônio Carlos, com cortejo feito pelo grupo Muvuka. No local, como encerramento das atividades, será realizado um ato cultural com a presença de outros artistas da cidade. No evento, se apresentarão Trovão da Roza, Xota Êfe, DJ Amanda Fie e Samba de Colher. Também acontecerá uma intervenção artística com a atriz Ciça Liberdade.
Entre as pautas defendidas pelo Ato Unificado estão o fim da violência doméstica, do feminicídio, da lgbtqiafobia, do racismo, do capacitismo e qualquer ameaça aos direitos das mulheres. O movimento é organizado por mais de 20 entidades.
Hemominas busca captação de doadoras
O Dia Internacional das Mulheres também será celebrado pela Fundação Hemominas com ações voltadas para captação de doadoras de sangue. As unidades localizadas em Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora e Uberlândia promovem atividades para o público feminino. No Hemocentro de Juiz de Fora, das 8h às 12h, serão oferecidos serviços de designer de sobrancelha, depilação de buço e massagem relaxante para as candidatas à doação.
Durante o horário de funcionamento da unidade, ainda haverá a presença de uma consultora de beleza dando dicas e tirando dúvidas. Às 10h, o Coral do Hemocentro se apresenta, além de trazer também a declamação de poesia em homenagem às mulheres.
As doações podem ser agendadas on-line pelo site do Governo de Minas ou pelo aplicativo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, a Fundação Hemominas solicita o cancelamento do agendamento para disponibilização do horário a outro candidato.
O Hemocentro de Juiz de Fora fica localizado na Rua Barão de Cataguases, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h.
Proteção à mulher
Para marcar a data, a Associação dos Poderes Legislativos da Zona da Mata e Vertentes (Apolegis) trará uma palestra da Cátia Moreira, integrante da Comissão de Defesa da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Juiz de Fora. O evento acontece a partir das 9h na Avenida Barão do Rio Branco 2143, no Centro. O tema da palestra será “Proteção à Mulher: legislação como instrumento de defesa”.
O encontro reunirá vereadoras das câmaras afiliadas à Apolegis, bem como lideranças femininas de Juiz de Fora. O objetivo é discutir a elaboração de leis que possam impactar no dia a dia das mulheres.








