Dia Internacional da Mulher: confira a programação em Juiz de Fora
Diferentes entidades promovem atividades para celebrar a data ao longo desta sexta
Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, Juiz de Fora contará com diferentes iniciativas e atividades nesta sexta-feira (8). Neste ano, o Ato Unificado que marca a data na cidade trará três atividades, tendo como eixo central a temática “Pela Vida das Mulheres”. O Hemocentro e a Apolegis também promoverão iniciativas voltadas às mulheres.
A primeira atividade do Ato Unificado será um café da manhã para todas as mulheres que passarem pela Praça da Estação. A iniciativa, que terá início às 7h, visa dialogar com o público, especialmente trabalhadoras, sobre as pautas defendidas na data.
A partir das 17h, o movimento se encontra no Parque Halfeld para, em seguida, descer em marcha até a Praça Antônio Carlos, com cortejo feito pelo grupo Muvuka. No local, como encerramento das atividades, será realizado um ato cultural com a presença de outros artistas da cidade. No evento, se apresentarão Trovão da Roza, Xota Êfe, DJ Amanda Fie e Samba de Colher. Também acontecerá uma intervenção artística com a atriz Ciça Liberdade.
Entre as pautas defendidas pelo Ato Unificado estão o fim da violência doméstica, do feminicídio, da lgbtqiafobia, do racismo, do capacitismo e qualquer ameaça aos direitos das mulheres. O movimento é organizado por mais de 20 entidades.
Hemominas busca captação de doadoras
O Dia Internacional das Mulheres também será celebrado pela Fundação Hemominas com ações voltadas para captação de doadoras de sangue. As unidades localizadas em Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora e Uberlândia promovem atividades para o público feminino. No Hemocentro de Juiz de Fora, das 8h às 12h, serão oferecidos serviços de designer de sobrancelha, depilação de buço e massagem relaxante para as candidatas à doação.
Durante o horário de funcionamento da unidade, ainda haverá a presença de uma consultora de beleza dando dicas e tirando dúvidas. Às 10h, o Coral do Hemocentro se apresenta, além de trazer também a declamação de poesia em homenagem às mulheres.
As doações podem ser agendadas on-line pelo site do Governo de Minas ou pelo aplicativo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, a Fundação Hemominas solicita o cancelamento do agendamento para disponibilização do horário a outro candidato.
O Hemocentro de Juiz de Fora fica localizado na Rua Barão de Cataguases, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h.
Proteção à mulher
Para marcar a data, a Associação dos Poderes Legislativos da Zona da Mata e Vertentes (Apolegis) trará uma palestra da Cátia Moreira, integrante da Comissão de Defesa da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Juiz de Fora. O evento acontece a partir das 9h na Avenida Barão do Rio Branco 2143, no Centro. O tema da palestra será “Proteção à Mulher: legislação como instrumento de defesa”.
O encontro reunirá vereadoras das câmaras afiliadas à Apolegis, bem como lideranças femininas de Juiz de Fora. O objetivo é discutir a elaboração de leis que possam impactar no dia a dia das mulheres.