Calcule suas chances de passar no Pism
Você já sabe qual nota precisa tirar para garantir uma vaga no curso dos seus sonhos pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF? Quem ensina a fazer as contas é o coordenador do ensino médio do Colégio Equipe, André Carneiro. “Saber a nota que o aluno precisa obter para entrar no curso pretendido é importante para que, durante o ano de estudos, ele veja se, nos simulados, está conseguindo alcançar essa pontuação mínima. Caso não esteja, poderá traçar um plano de estudos para melhorar sua nota, principalmente nas disciplinas onde não está indo bem.”
O coordenador explica que, no somatório dos três anos do Pism, a nota máxima é de 1.300. O módulo I vale 240 pontos, o II, 360 pontos. Já o III tem peso maior, de 700 pontos. “Orientamos o aluno a primeiro decidir qual curso ele pretende seguir. Então, verificamos o ponto de corte, que é a nota do aluno que entrou na última vaga no ano anterior. Normalmente, fazemos uma média do ponto de corte dos últimos seis anos. Vamos supor que a média de ponto de corte da educação física seja de 800 e um aluno que queira entrar neste curso tirou 500 no somatório dos dois últimos anos. Então, ele irá precisar de, no mínimo, 300 para conseguir entrar no curso de educação física. Mas deixamos claro ao aluno que esta é a nota mínima.”
Segundo André, quando o aluno precisa de uma pontuação acima da máxima do Pism III para ingressar no curso escolhido, ele é informado de que terá poucas chances de aprovação, podendo ficar como excedente. “O estudante pode insistir no curso ou fazer uma outra escolha e tentar a primeira opção de curso pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Orientamos que essa segunda opção seja dentro daquela área de conhecimento.” No entanto, o coordenador enfatiza que não é interessante para o candidato buscar cursos que sua nota dê para passar. “O estudante não será feliz em um curso que não escolheu. Nós motivamos os alunos a escolherem o curso dos sonhos e damos as ferramentas para que ele seja aprovado.”