Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Vacinação com primeira dose será retomada em Juiz de Fora

Novo calendário prevê imunização de pessoas com 26 e 25 anos até a próxima terça-feira


Por Tribuna

04/08/2021 às 12h54- Atualizada 04/08/2021 às 20h10

A partir de quinta-feira (5), a vacinação de pessoas contra a Covid-19 com a primeira dose será retomada em Juiz de Fora. Pelo novo calendário definido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), pessoas com 26 anos nascidas no primeiro semestre já poderão comparecer às unidades de vacinação na quinta, enquanto, na sexta-feira (6), ocorre a vacinação de pessoas com 26 anos nascidas no segundo semestre.

O novo calendário ainda prevê a imunização de pessoas com 25 anos nas próximas segunda (9) e terça-feira (10). Quem nasceu no primeiro semestre é vacinado no primeiro dia, enquanto os nascidos no segundo semestre se vacinam no segundo dia. A vacinação de segunda dose, segundo a PJF, segue o calendário normal.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Comunicação, Márcio Guerra, em entrevista à Rádio Transamérica Juiz de Fora nesta quarta-feira (4). Segundo ele, a retomada da vacinação leva em conta a chegada de novas doses de vacinas contra a Covid-19.

“Em relação à segunda dose, está mantido o calendário que já foi divulgado. Nós temos, previsto para amanhã (quinta), as pessoas que tomaram a Coronavac no dia 15 de julho. Quem tomou AstraZeneca em 13 de maio pode ir amanhã também para tomar a segunda dose”, anunciou Márcio Guerra.

As pessoas que perderam a data de completar a imunização, segundo o secretário, terão, posteriormente, divulgada uma data para a repescagem. “O Governo federal está atrasando os envios de AstraZeneca. Nesta semana, nós só recebemos Coronavac e Pfizer, e estamos dependendo das doses armazenadas pelo Governo federal”, diz.

Círculo Militar deixa de ser posto de vacinação

Na entrevista, Guerra ainda confirmou a exclusão, a partir da próxima semana, do Círculo Militar como posto de vacinação, que será substituído pelo Sesc Juiz de Fora a partir de segunda-feira, com entrada pela Rua Oswaldo Aranha, na região Central. Ainda não há, no entanto, definição a respeito de vacinação no próximo sábado (7).

Deste modo, nesta quinta, a vacinação continua no Sport Club JF e no Círculo Militar, das 8h às 16h; nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal, das 8h às 11h e das 13h às 14h.

O conteúdo continua após o anúncio

Na sexta-feira, na segunda e na terça-feira, a vacinação nas UBSs ocorrerá de 8h às 11h e das 13h às 16h.

Documentação e orientações

A Prefeitura reforça a importância de estar com os seguintes documentos e suas cópias em mão, no momento da vacinação: documento de identidade com foto, que pode ser o RG ou a carteira de motorista; o documento de pré-cadastro disponibilizado no site da PJF impresso e preenchido; e o comprovante de residência.

O município reitera que as pessoas que receberam a vacina contra influenza também devem se vacinar contra a Covid-19. No entanto, precisam esperar pelo menos 14 dias entre a dose da vacina contra a gripe, para receber o imunizante contra o coronavírus. Além disso, quem recebeu diagnóstico de Covid-19 deve aguardar ao menos 30 dias entre o começo dos sintomas ou o teste positivo até receber a vacina.

Confira o calendário:

Quinta-feira, 5 de agosto
1ª dose: pessoas de 26 anos nascidas entre janeiro e junho e grávidas e puérperas com mais de 18 anos
2ª dose: pessoas que receberam a primeira dose AstraZeneca em 13 de maio e da Coronavac em 15 de julho

Sexta-feira, 6 de agosto
1ª dose: pessoas de 26 anos nascidas entre julho e dezembro e grávidas e puérperas com mais de 18 anos
2ª dose: pessoas que receberam a primeira dose da AstraZeneca em 14 de maio e da Coronavac em 16 de julho

Segunda-feira, 9 de agosto
1ª dose: pessoas de 25 anos nascidas entre janeiro e junho e grávidas e puérperas com mais de 18 anos
2ª dose: calendário ainda não divulgado

Terça-feira, 10 de agosto
1ª dose: pessoas de 25 anos nascidas entre julho e dezembro e grávidas e puérperas com mais de 18 anos
2ª dose: calendário ainda não divulgado

Tópicos: coronavírus

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia