Obra do IML começa em seis meses

Prédio do PPI e do SVO será erguido em terreno doado pela Prefeitura, no Granbery
As obras para a implantação do Posto de Perícia Integrada (PPI) e do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que irão unificar os trabalhos de perícia e necropsia, já realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Civil, devem ser iniciadas em novembro deste ano, sendo concluídas no final de 2014. Segundo a assessoria de comunicação do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, para a construção, será destinado o montante de R$ 2,5 milhões. Na última quarta-feira, o Executivo oficializou a doação do terreno, que corresponde a uma área de 1.840 metros quadrados, avaliado em R$ 202 mil, localizado na Rua Professora Carolina Coelho, no Bairro Granbery, região central.
A doação é resultado da aprovação, na Câmara Municipal, por unanimidade, do projeto do vereador José Mansueto Fiorilo (PDT). Para ele, a construção do novo complexo, inclusive a do SVO inexistente na cidade, será a solução para a identificação das mortes naturais no município. "Isto é um problema crônico, pois, para se atestar a morte por causas naturais, é preciso ter um médico assistente, que tenha acompanhado o tratamento desta pessoa, e a verificação presencial. Além de proporcionar melhor assistência às famílias, o SVO permitirá identificar estas mortes, proporcionando dados estatísticos."
O prefeito Bruno Siqueira destacou que a criação do PPI é uma demanda antiga da Polícia Civil: "Agora o departamento terá condições mais adequadas e estrutura física para realizar na cidade serviços que antes tinham que ser feitos fora." Os serviços realizados pelo PPI não serão destinados apenas para verificação de óbitos, mas para a realização de exames que atestem práticas criminosas, como corpo de delito, agressão e estupro.









