JF tem o dia mais quente deste inverno
Os juiz-foranos enfrentam, na tarde desta segunda-feira (3), a maior temperatura deste inverno e a menor umidade relativa do ar de 2015. Conforme o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a alcançar 27,9 graus, com índice de umidade de 32%, o mesmo patamar alcançado em 8 de junho.
Esta condição é resultado de uma forte massa de ar seco e quente que atua em praticamente todo o território nacional. Ela impede a formação das nuvens de chuvas e deixa o tempo mais seco, além de favorecer para grande amplitude térmica ao longo do dia. Isso é, a diferença de temperaturas entre a mínima e a máxima é grande, pois sem as nuvens, o ambiente perde calor com mais facilidade nas madrugadas. Nesta segunda, a amplitude foi a maior registrada este ano, com 14,2 graus, já que a mínima chegou a 13,7 graus.
Ao longo da semana, o tempo seco e quente deve permanecer e, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), os termômetros deverão oscilar de 10 a 24 graus.