Vacimóvel amplia oferta de imunizantes e passa a incluir dose contra a meningite em Juiz de Fora

Unidade móvel terá nove imunizantes e percorre seis pontos da cidade em dezembro e janeiro


Por Tribuna de Minas

02/12/2025 às 09h39

O Vacimóvel vai circular por seis pontos de Juiz de Fora nos meses de dezembro e janeiro, com atendimento às quartas-feiras, das 9h às 16h. A unidade móvel passa a oferecer nove imunizantes, incluindo, pela primeira vez, a vacina Meningo ACWY, utilizada na proteção contra a meningite. Parques e equipamentos culturais, como o Parque da Lajinha e o Museu Mariano Procópio, entram na programação pela primeira vez. Desde que começou a atuar, o Vacimóvel se consolidou como estratégia para facilitar o acesso à vacinação no município.

Ao longo do período, o veículo estará em espaços públicos de grande circulação, com oferta gratuita das vacinas Influenza, Covid-19, Tríplice Viral, dTpa, Hepatite B, Dupla Adulto, Febre Amarela, HPV e Meningite. A programação completa está distribuída ao longo de dezembro e janeiro.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) orienta que a população compareça aos pontos com documento de identificação e cartão de vacina, para que a equipe avalie a situação vacinal. A vacinação segue disponível também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, e aos sábados, das 8h às 11h. A ação é voltada tanto para a atualização das cadernetas quanto para a proteção de grupos prioritários.

Programação do Vacimóvel

03/12 – Parque Halfeld | Centro
10/12 – Praça Armando Toschi Ministrinho | Jardim Glória
07/01 – Parque da Lajinha | Teixeiras
14/01 – Museu Mariano Procópio | Mariano Procópio
21/01 – Shopping Jardim Norte (estacionamento) | Mariano Procópio
28/01 – Independência Shopping (estacionamento) | Cascatinha

Vacinas disponíveis e público indicado

Influenza (gripe)

Disponível para pessoas a partir de 6 meses.

Covid-19

Indicada para idosos acima de 60 anos, gestantes e grupos especiais (imunocomprometidos, puérperas, ribeirinhos, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e outros).
Comorbidades, imunossupressão e deficiência devem ser comprovadas por laudo ou atestado médico emitido há até 12 meses. Gestantes devem apresentar cartão pré-natal e puérperas, certidão de nascimento da criança.

Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)

Indicada para crianças a partir de 12 meses e adultos até 59 anos que não tenham recebido duas doses.

Febre Amarela

Recomendada para pessoas de 9 meses a 59 anos. Comprovante é exigido em casos de viagem ou exposição laboral.

dTpa (difteria, tétano e coqueluche)

Indicada para gestantes em qualquer trimestre.

Hepatite B

Disponível para todas as idades, mediante avaliação do cartão de vacinas.

Dupla Adulto (dT)

Disponível para todas as idades, conforme avaliação da equipe.

HPV

Indicada para pessoas de 9 a 19 anos; pessoas que vivem com HIV, transplantados, pacientes oncológicos e vítimas de abuso sexual, conforme faixas etárias específicas; usuários de PrEP de 15 a 45 anos que não tenham iniciado ou completado o esquema; e pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente a partir de 2 anos.

Meningite (Meningo ACWY)

Indicada para crianças aos 12 meses e aplicável até os 4 anos, 11 meses e 29 dias; recomendada para adolescentes de 11 a 14 anos.

*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Resumo desta notícia gerado por IA

  • Vacimóvel amplia para nove o número de vacinas ofertadas e inclui dose contra meningite pela primeira vez.
  • Unidade móvel atenderá às quartas-feiras, das 9h às 16h, em seis pontos diferentes de Juiz de Fora em dezembro e janeiro.
  • Parque da Lajinha e Museu Mariano Procópio entram pela primeira vez na rota do serviço itinerante.
  • População deve apresentar documento e cartão de vacina, e imunização segue disponível nas UBS.

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.