Curso gratuito para prova do Encceja abre inscrições em JF

Inscrições vão até 10 de junho; preparação é voltada para exame do ensino médio


Por Bernardo Marchiori, estagiário sob supervisão da editora Fabíola Costa

01/06/2023 às 07h53

O prazo para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) termina nesta sexta-feira (2). Com o intuito de auxiliar os estudantes na preparação para a prova destinada a obter elevação da escolaridade, o Curso Encceja Ensino Médio, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas. O programa é on-line, gratuito e aberto a toda a comunidade.

Segundo a UFJF, o curso vai abordar os principais conteúdos das áreas de conhecimento do Encceja e oferece materiais de estudo, aulas ao vivo e resolução de exercícios para um aprendizado completo e eficiente, ministrado pelos universitários da UFJF, sob a supervisão de professores e pós-graduandos. As atividades vão ser realizadas aos sábados, de 14h às 17h, entre os dias 17 de junho e 26 de agosto – um dia antes da realização da prova.

Segundo a coordenadora Lucy Tiemi Takahashi, o Encceja Ensino Médio visa a estimular a continuidade dos estudos por jovens e adultos em vulnerabilidade socioeconômica para a conclusão do ensino médio. “Acreditamos que a conclusão do nível pode ter um impacto significativo na vida de cada indivíduo, abrindo portas para diversas oportunidades, como, por exemplo, o acesso a processos seletivos para ingresso no ensino superior. Nesse sentido, o curso desempenha papel essencial ao proporcionar apoio aos estudos ao público-alvo, o que contribui para o aprimoramento do desempenho no exame do Encceja”, destaca.

O curso Encceja Ensino Médio é oferecido pelo projeto de extensão Tutoria Enem, da UFJF. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de junho via formulário eletrônico. Esse link também está disponível no Instagram @tutoenem.

O exame

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, avaliação gratuita realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em conjunto com as secretarias municipais e estaduais de educação, que busca fornecer diplomas de ensino fundamental e médio.

Podem participar todos os candidatos que não concluíram os estudos no período correspondente e precisam do certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. O único requisito exigido pela prova é a idade mínima de 15 anos completos para o fundamental e 18 para o médio, na data de realização das provas.

As inscrições se encerram em 2 de junho e devem ser realizadas no site da avaliação. O exame vai ser aplicado no dia 27 de agosto, e os resultados serão conhecidos em 22 de dezembro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.