Ouça agora

Manifestantes defendem vaquejada


Por Tribuna

26/10/2016 às 07h00

Brasília (AE) – Manifestantes que defendem a liberação da prática da vaquejada em todo o país fazem na manhã de ontem um protesto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Vaqueiros de todo o país trouxeram cavalos para o gramado central e contestam a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou a inconstitucional a lei cearense que regulamentava a prática naquele estado. No dia 6 deste mês, o STF decidiu por 6 votos a 5 que a vaquejada é uma prática de maus-tratos e crueldade contra animais. Na ocasião, o Governo do Ceará defendeu que a vaquejada se tratava de patrimônio cultural do povo nordestino.

Muito popular na região Nordeste, a vaquejada é uma atividade recreativa em que dois vaqueiros, montados em cavalos distintos, buscam derrubar um boi, puxando-o pelo rabo. Ontem, as comissões de Esporte e Meio Ambiente fizeram uma audiência pública para debater o tema. A manifestação foi organizada pela Força Sindical, em conjunto com a Associação Brasileira de Quarto de Milha (ABQM) e a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ). Segundo a entidade sindical, a atividade emprega 700 mil trabalhadores.