Instabilidade em pagamento de boletos do Nubank causa insatisfação entre usuários
Clientes do Nubank estão usando as redes sociais para reclamar de depósitos não efetivados mesmo após prazo de 3 dias úteis
Clientes do banco digital Nubank estão usando a internet para reclamar de uma falha nos pagamentos de boletos realizados por meio do aplicativo do banco. De acordo com as postagens, realizadas no Twitter e no “NuCommunity”, fórum do próprio banco, o valor dos pagamentos não estaria sendo depositado nas respectivas contas indicadas nos boletos, pelo menos, desde segunda-feira (10).
Uma consumidora de Juiz de Fora, que preferiu não ser identificada, informou à Tribuna que realizou um pagamento de boleto na segunda, mas, até esta quinta-feira, o valor não tinha sido transferido para a sua conta. “Recebo meu salário por outro banco e, todo mês, envio um valor para a minha conta do Nubank. Esse envio costuma ser feito por meio do pagamento de um boleto de depósito, e o dinheiro cai na minha conta do banco. O Nubank sempre avisa que pode levar até três dias para o pagamento ser processado, mas sempre é muito mais rápido. Nesse mês, no entanto, paguei o boleto na segunda-feira, mas o dinheiro ainda não caiu na minha conta do Nubank, mesmo depois dos três dias úteis.”
Além disso, ela afirma ter entrado em contato com o banco, questionando o porquê de o valor ter sido debitado de sua conta-salário em outro banco mas não ter sido depositado em sua conta do Nubank. Entretanto, ela obteve uma resposta padrão do banco, que afirma estar passando por uma “instabilidade”. “Entrei em contato com o Nubank e fui informada que o problema pode ter ocorrido ‘devido a uma oscilação pontual que já está sendo solucionada por nosso time responsável, e basta aguardar e caso necessário retornar o contato’. Ao entender que o problema era geral, procurei nas redes sociais e vi que muitas pessoas estão passando pela mesma situação. Por sorte, eu tinha uma reserva e não estou dependendo desse dinheiro, mas a situação ainda é grave. Vi muitas pessoas dizendo que precisavam do dinheiro para pagar contas, entre outras necessidades, mas ainda não foi informado um prazo para solucionarem o problema.”
Clientes reclamam no fórum do Nubank e no Twitter
No NuCommunity, fórum disponível no site do Nubank para usuários do banco, um tópico cujo título é “Paguei boleto de depósito e o valor não caiu” tem sido utilizado por clientes do banco para reclamar do problema. A maioria aponta que a demora para que o dinheiro caia na conta do Nubank nunca foi tão grande, e alguns dizem ainda que tentaram contato com o banco por meio do chat mas não obtiveram solução para o problema.
Já no Twitter, alguns tweets sobre o Nubank tinham sido postados até as 15h30 desta quinta. Ao clicar no tópico, é possível ler postagens de usuários reclamando da demora para que o depósito seja efetivado e também da falta de resposta do banco para o problema.
Manda um alerta do golpe deles. Milhares de pessoas depositaram dinheiro na conta e até agora o dinheiro não apareceu.
— Wil 🙂 (@owilsilva) July 13, 2023
Nubank emite alerta de golpe
Conforme o site Canaltech, o Nubank teria emitido, nesta quinta-feira, um alerta de novo golpe. Segundo a postagem, o banco teria identificado que o criminoso estabelece comunicação com a vítima, alegando a existência de irregularidades em sua conta bancária. Em seguida, solicita dinheiro para solucionar a suposta questão. No caso específico do Nubank, a instituição financeira esclarece que nessa abordagem o criminoso alega a ocorrência de um problema na conta, resultando em um bloqueio temporário e que, para realizar o desbloqueio, é preciso fazer um pagamento via PIX para o banco.
Apesar de o comunicado ter sido emitido em meio às reclamações dos usuários sobre o pagamento dos boletos de depósito, o golpe não parece ter relação com o problema.
‘Instabilidade com pagamentos de boleto’
Ao entrar no site do Nubank, o usuário recebe a seguinte mensagem: “Nosso time identificou uma oscilação com os pagamentos de boleto e já estamos trabalhando para resolver quanto antes.”
Por meio de nota, a Nubank informou à Tribuna que o problema teria ocorrido nos dias 10 e 11 de julho e que “novas operações já estão sendo realizadas normalmente desde o dia 12.”
O banco também destacou que a compensação de boletos pode levar até três dias úteis, “o que quer dizer que operações realizadas no início da semana podem ser concluídas em breve”, diz o banco. “Além disso, o Nubank entrará em contato com clientes que tenham sido afetados pela instabilidade e precisarão receber orientações específicas.”