Essa planta existe em apenas dois lugares do planeta, quase não produz sementes e cientistas procuram “doadores” para salvá-la
A espécie floresce entre setembro e dezembro e tem apenas duas populações conhecidas no mundo.

No início da primavera, um grupo de cientistas se reuniu em um trecho de arbustos ameaçados de extinção nas Montanhas Azuis, em Nova Gales do Sul, na Austrália. A missão é delicada e envolve pinças, flores pequenas e uma técnica que se assemelha à reprodução assistida.
Eles removem de flores cor-de-rosa e brancas o órgão reprodutor masculino, a antera, para recolher grãos de pólen. O objetivo é polinizar manualmente plantas que enfrentam dificuldades para se reproduzir, em um processo comparável à inseminação artificial.
A espécie em questão, Zieria covenyi, floresce entre setembro e dezembro e tem apenas duas populações conhecidas no mundo, ambas no Parque Nacional das Montanhas Azuis. Além das mudanças climáticas, os problemas de fertilidade representam uma ameaça importante à sobrevivência do arbusto.
Suas flores reúnem partes masculinas e femininas: a antera laranja carrega o pólen, enquanto o estigma, no centro, recebe o material trazido por polinizadores. Se tudo der certo, as plantas produzirão frutos e sementes com genética própria.
Cientistas suspeitam que uma das populações seja estéril
Cientistas suspeitam que uma das populações, na Península de Narrow Neck, seja estéril, enquanto outra, em Breakfast Creek, a cerca de 6 quilômetros de distância, teria pólen fértil. Uma estudante envolvida no trabalho resume a situação dizendo que essas plantas estão atirando sem balas, motivo pelo qual a equipe procura doadores de pólen.
A pesquisa busca medir o grau real da esterilidade nos dois locais e verificar se é possível cruzar plantas férteis com estéreis para gerar sementes.
O pólen recolhido é guardado em uma bolsa térmica, e os pesquisadores seguem até Narrow Neck. A diferença entre os dois pontos é evidente: em Breakfast Creek, os arbustos chegam a 2 metros de altura, enquanto em Narrow Neck alcançam apenas a altura do joelho.








