HU-UFJF realiza mutirões de cirurgia de catarata para pacientes do SUS
Iniciativa faz parte do projeto nacional “Ebserh em Ação” e visa a reduzir filas de espera; Dia E será realizado no sábado para avaliar os resultados da campanha
O Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu dois mutirões de cirurgia de catarata, entre 15 de novembro e 7 de dezembro, no HU Dom Bosco, localizado na Cidade Alta. No total, 20 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foram atendidos, com o objetivo de acelerar os procedimentos para quem aguardava pela cirurgia.
Essa ação integra o projeto “Ebserh em Ação”, uma iniciativa nacional que envolve 44 hospitais federais em todo o Brasil. O programa busca ampliar a oferta de atendimentos através de cirurgias, exames e outros procedimentos médicos. Neste sábado (14), será realizado o “Dia E”, um momento de balanço das atividades da campanha. Nesta data também acontece cirurgias oncológicas e urológicas para pacientes que já estavam na fila aguardando os procedimentos.
De acordo com a responsável pelo mutirão, a oftalmologista Nicole Larivoir, a ação demonstra o compromisso com a saúde ocular da comunidade e é uma resposta direta à demanda reprimida de pacientes que necessitam da cirurgia de catarata. Além da médica, participaram residentes, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Normalmente, o HU-UFJF realiza cerca de dez cirurgias de catarata por semana, o que resulta em uma média anual de aproximadamente 500 cirurgias.
Outros procedimentos realizados pelo HU no mesmo projeto foram:
Catarata: 20
Hérnia umbilical, epigástricas e inguinais: 11
Biópsia de próstata: 18
Cirurgia oncológica: 7
Cirurgia e procedimento de urologia: 4
Atendimentos no mutirão de câncer de pele: 130
Sobre a doença
A catarata, principal causa de cegueira no Brasil, afeta principalmente a população idosa, representando cerca de 50% dos casos de perda de visão no país. A doença ocorre devido ao envelhecimento natural dos olhos, resultando na opacificação do cristalino, a lente natural do olho. O tratamento mais eficaz é a cirurgia, onde o cristalino opaco é removido e substituído por uma lente artificial. A cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação leve. Além disso, a prevenção pode ser auxiliada por uma alimentação saudável e o uso de óculos com proteção UV contra os raios solares.